Cultura restaura mercado central de São Luiz do Paraitinga

Edifício histórico passará por obras de restauro, revisão elétrica, hidráulica e limpeza

qui, 08/04/2010 - 15h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria da Cultura dá início nesta semana às obras de restauro do mercado central de São Luiz do Paraitinga. O prédio histórico é um dos 425 imóveis da cidade tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico (Condephaat) que foram afetados pelas chuvas do início deste ano. A partir desta sexta-feira, 9, técnicos e funcionários contratados pelo Governo do Estado vão trabalhar no local.

As obras no mercado são prioritárias para que a vida econômica e cultural volte plenamente a São Luiz do Paraitinga. “O mercado é um polo de convivência, vai além das relações comerciais, recebendo eventos e atividades diversas como apresentações teatrais e a semana da canção”, explica o secretário da Cultura, João Sayad.

A reabertura desse espaço é um passo importante em direção à volta das tradições da região, como observa a prefeita Ana Lúcia Bilard Sicherle: “O prédio funciona como um ponto de encontro. Esperamos preparar o nosso prato típico, para as comemorações da Festa do Divino (entre os dias 14 e 22 de maio) e que há anos é realizada no mercado.”

O trabalho de restauro segue o projeto da arquiteta Lívia Vierno, já aprovado pelo Condephaat. Em um primeiro momento, os técnicos farão uma análise de material como reboque, por exemplo, para a realização de um estudo detalhado, para depois iniciar as obras respeitando suas características originais.  O mesmo vale para o trabalho de limpeza, em que diferentes produtos serão testados antes da sua utilização efetiva, para evitar qualquer tipo de dano ao imóvel.

Paralelamente, será feita a revisão da parte elétrica e da parte hidráulica, limpeza do telhado e desobstrução do encanamento. O projeto ainda prevê a drenagem em torno do prédio para evitar infiltração ascendente, do solo para as paredes.

“As obras no mercado respeitarão as atividades da cidade, como a Festa do Divino, que está programada para acontecer mesmo com a reforma do imóvel”,  explica o chefe de gabinete da secretaria, Sérgio Tiezzi.  “O restauro do mercado marca o início das ações de recuperação de São Luiz do Paraitinga.” A obra está orçada em R$ 612.123,65 e deverá estar pronta em três meses.

Recuperação

Desde fevereiro, a secretaria mantém um escritório na cidade São Luiz do Paraitinga, onde técnicos orientam os proprietários de imóveis tombados pelo  Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico (Condephaat) que foram atingidos pela chuva. O atendimento consiste na orientação dos projetos de recuperação, auxiliando os proprietários a elaborar propostas e encaminhando-as para o Conselho. Até o momento, foram  realizados  47  atendimentos  à  população,  dos quais 15 já foram concluídos.

Da Secretaria da Cultura