Cultura: Prossegue em Santos a Semana José Bonifácio

Programação, que será realizada entre Santos e São Paulo, conta com palestras, seminários e exposições

seg, 12/06/2006 - 16h49 | Do Portal do Governo

A 8a Semana José Bonifácio, resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Santos e o Governo do Estado, prossegue até a próxima quarta-feira, dia 14, em Santos. O objetivo do evento é homenagear a memória do “Patriarca da Independência”, José Bonifácio de Andrada e Silva. Na programação, que será realizada entre Santos e São Paulo, constam palestras, seminários, exposições, apresentações e desfile militar. Como destaque da semana, a Cerimônia de Instalação da Sede do Governo do Estado na Cidade de Santos no dia 13, às 8h30.

Na ocasião, o governador Cláudio Lembo fará os despachos do governo com seus secretários e entidades civis na cidade de Santos, o que transformará a cidade em capital do Estado, simbolicamente.

José Bonifácio de Andrada e Silva tinha 59 anos de idade quando foi nomeado ministro, em 1822. Nascido em Santos no dia 13 de junho de 1763, deixou o Brasil para estudar em Coimbra. Voltou apenas em 1819. A Independência do Brasil, ocorrida em 7 de setembro de 1822, foi possível devido a um acordo político que ele costurou: os republicanos aceitariam uma monarquia comandada pelo herdeiro do trono português, e este, o poder de um parlamento.

Confira a programação da Semana

Da Secretaria da Cultura