Cultura promove oficinas para incentivar a leitura

Durante as férias, aprenda um pouco mais sobre a literatura

seg, 29/06/2009 - 15h00 | Do Portal do Governo

O Programa São Paulo: Um Estado de Leitores, da Secretaria da Cultura, surgiu no ano de 2003 e, desde então, vem trabalhando para incentivar a leitura e melhorar o acesso à informação para a população paulista. Por meio de eventos literários, cursos, revitalização de bibliotecas, criação de salas de leituras e campanhas de incentivo, o programa tem obtido sucesso na batalha pela democratização e incentivo ao prazer da descoberta da palavra escrita.

Em julho, o programa promove três oficinas de férias. Veja quais são:

Como escrever e contar a literatura de cordel
dia 7 de julho, às 14 horas, com Cesar Obeid. Inscrições: R$ 15,00
O participante vai aprender por meio de histórias, improvisos e interação com o grupo como escrever e contar as divesas modalidades da literatura de cordel. Haverá também dinâmicas de teatro de cordel. O objetivo é iniciar o treino da escrita, leitura e escuta em verso, por meio da oralidade da cultura popular.

Os caminhos do desejo no texto feminino
dia 14 de julho, às 10 horas, com Angela Coelho (Casa das Rosas) e Suzana Ventura (Universidade Federal de São Paulo). Inscrição: um livro em bom estado
A partir das obras de Lygia Fagundes Telles, Adélia Prado e Clarice Lispector, a concepção desta oficina se baseia na vivência literária em amplo sentido, tornando consciente a interação com as diversas linguagens artísticas a partir de textos literários.

Saramago e Mia Couto, em verso, prosa e intervenção
dias 15 e 16 de julho, às 10 horas, com Suzana Ventura (Universidade Federal de São Paulo). Inscrição: um livro em bom estado
Dois encontros que vão colocar o público em contato com as obras de dois grandes autores da língua portuguesa. Para ler, discutir e até cantar.

Serviço:
São Paulo, um Estado de Leitores
Rua do Triunfo, 301/305 – Santa Efigênia
Informações pelo telefone: 3331-5549
e-mail: contato.spel@poiesis.org.br