Cultura promove encontro de educadores de museus paulistas

Serão discutidas estratégias educativas e culturais com base nos acervos das instituições

ter, 21/06/2011 - 8h00 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), realiza o encontro para a formação de educadores no dia 29 de junho no Museu da Língua Portuguesa. No evento, os profissionais da área podem aprimorar os conhecimentos na elaboração de projetos da área educativa e cultural, com base nos próprios acervos das instituições.

Para o Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo, o encontro é mais uma ação da Secretaria e do SISEM em busca do desenvolvimento dos museus do Estado. “O fortalecimento do museu também se dá através da capacitação e aperfeiçoamento técnico dos profissionais”, lembra.

Com a mediação do Núcleo Educativo do Museu da Língua Portuguesa, a primeira parte do trabalho inclui uma reflexão sobre as estratégias educativas e culturais realizadas na instituição paulistana durante uma visita a exposição oferecida ao público em geral. Na sequência, em sala de aula, são destacadas as experiências que podem ser adaptadas à necessidade de cada museu.

Separados em grupos, os participantes deverão elaborar propostas de trabalho para as áreas educativa e cultural, de acordo com suas especificidades. Durante as etapas, ainda são desenvolvidos subtemas como a identificação dos elementos do acervo e dos tipos de público, os objetivos da visita ao museu e as estratégias utilizadas sob determinados focos.

A atividade é gratuita e tem vagas limitadas. As inscrições devem ser feitas pelo email sisem@sp.gov.br até 22 de junho.

Serviço 

Encontro de Formação para Educadores de Museus
Data: 29/6/2011
Local: Museu da Língua Portuguesa (Praça da Luz, s/nº – Santa Cecília / Bom Retiro – São Paulo)
Informações: (11) 2627-8111
Horário: das 10h às 14h
Número de Vagas: 21 vagas
Inscrições: podem ser feitas pelo email sisem@sp.gov.br, até o dia 22/6/2011

Da Secretaria da Cultura