Cultura promove a Semana de Portinari na região de Ribeirão Preto

Exposições, apresentações e oficinas culturais fazem parte da homenagem ao artista

sáb, 15/08/2009 - 9h00 | Do Portal do Governo

O Museu Casa de Portinari, instituição ligada à Secretaria da Cultura, em parceria com a prefeitura de Brodowski, na região de Ribeirão Preto, promove de 15 a 23 de agosto, a 34ª Semana de Portinari. O evento faz parte do calendário oficial de comemoração do aniversário da cidade, que, no próximo dia 22, completa 96 anos. 

A semana de homenagem ao pintor tem início com a abertura de três exposições: “Portinari: Arte e ciência”, na sede da Associação Cultural de Amigos do Museu Casa de Portinari (ACAM); “Arte em miniaturas”, no Salão Quatro Estações; e a Exposição Coletiva de artes Plásticas, no Salão da Velha Guarda.

A programação do evento é extensa e inclui apresentações teatrais, musicais e de dança; atividades culturais como pintura, dobradura, contação de histórias; e a típica festa italiana Piazza Della Nonna, que está na 5ª edição e acontecerá nas noites dos dias 20, 21, 22 e 23/8. Todos os eventos são gratuitos.

Menino de Brodowski

Portinari nasceu em Brodowski e seu nome percorreu o mundo. Essa é a temática da peça teatral ‘Candido Portinari, um menino de Brodowski que o mundo conheceu’, que será encenada neste domingo, dia 16, às 10h e às 16h, na praça que leva o nome do pintor. A trajetória do artista plástico desde a infância até o ápice de sua carreira será retratada por um grupo de crianças que integraram a oficina de artes cênicas promovida pelo museu.

Da Secretaria de Cultura