Cultura: Projeto Octógono de Arte Contemporânea com Alexander Pilis na Pinacoteca

O Arquiteto Cego - num Piscar de Olhos é tema do vídeo da mostra

seg, 29/05/2006 - 12h10 | Do Portal do Governo

Desde o último sábado, dia 27, a Pinacoteca, dá continuidade ao Projeto Octógno Arte contemporânea, com Alexander Pilis. Iniciado em janeiro de 2003 com instalação de Mario Merz, o Projeto Octógono de Arte Contemporânea pretende ser, no quadro de atividades do museu, um espaço de debate sistemático acerca da produção e das idéias que conformam a contemporaneidade nas artes visuais. Para tanto são apresentados trabalhos inéditos realizados especialmente para o local, bem como remontagens de obras importantes para o conhecimento e difusão da arte contemporânea.

Dentro do programa, a Pinacoteca apresenta Arquitetura Paralax – O Arquiteto Cego: Num Piscar de Olhos, trabalho de Alexander Pilis que se compõe de três intervenções: em uma delas, quatro mesas apresentam uma cidade hipotética. No vídeo O Arquiteto Cego encontra Rembrandt, o artista questiona os valores normativos da arte e da cultura. Completando a ação, Pilis apresenta um par de binóculos que, posicionados estrategicamente no museu, fazem entrever a investigação do artista sobre a percepção visual. A curadoria é de Ivo Mesquita.

Na ocasião da abertura, será lançado também o livro São Paulo: Memória da Disruptura (366 páginas, edição do artista), que contém parte da pesquisa urbanística e das investigações empreendidas pelo artista desde 1988, com a participação de dezenas de colaboradores, que vão de cientistas a artistas, de filósofos a populares sem ocupação definida: a cidade de São Paulo é examinada sob os mais diversos pontos de vista.

Projeto Octógono Arte Contemporânea com Alexander Pilis

Em cartaz até 2 de julho de 2006.Pinacoteca do Estado

Praça da Luz, 2 – Luz

Tel. 11 3229.9844

Aberta de terça a domingo, das 10 às 18h.

R$ 4,00 e R$ 2,00 (meia). Grátis aos sábados

  Da Secretaria da Cultura