Cultura: Projeto Guri promove intercâmbio entre seus alunos e músicos norte-americanos

Programação incluiu workshops sobre instrumentos, apresentações musicais, troca de experiências e aprimoramento técnico

qui, 17/08/2006 - 9h35 | Do Portal do Governo

Intercâmbio musical entre alunos e instrutores do Projeto Guri com 47 músicos norte-americanos, da Global Mission Project, permitiu troca de experiências e de aprimoramento técnico. O evento foi realizado na primeira semana de agosto, no pólo Júlio Prestes, no centro da cidade. Participaram os professores de música Camp Kirkland e Julie Tacker Barrier, e o compositor e regente, Bill “BC” Carty, membro da American Federation of Musicians, que já se apresentou com Frank Sinatra e Aretha Franklin.

O Projeto Guri é uma Organização Social sem fins lucrativos, que promove inclusão social e cultural de crianças e adolescentes carentes (entre 8 e 18 anos). Oferece ensino coletivo da música, desenvolve a sociabilidade, a auto-estima, o senso de cidadania e incentiva o interesse pelas artes. No período da manhã, os estrangeiros apresentaram workshops simultâneos sobre trompete, trombone, flauta transversal, clarinete, saxofone, trompa, cordas (violino, viola, violoncelo), canto e percussão. Nas salas onde se realizaram cada uma das atividades, eles apresentaram a metodologia de ensino musical dos Estados Unidos.

Ensino musical obrigatório faz a diferença

Em média, participaram dez alunos do Guri em cada sala, com exceção dos workshops de cordas e de canto (cerca de 70 estudantes em cada oficina). O Global Mission Project é uma instituição norte-americana vinculada à Igreja Cristã. Depois do almoço, seus 30 instrumentistas e 17 cantores exibiram hinos religiosos, obras clássicas e jazz. Setenta coralistas e 60 componentes de orquestra do Guri também mostraram seu trabalho, especialmente canções da MPB. Instrutores e as próprias crianças e adolescentes do projeto compunham o público.

À noite foi o momento de integração entre os 40 instrutores do pólo Júlio Prestes e os estrangeiros, que discutiram temas relacionados à educação musical. “Esse tipo de atividade soma e contribui para o aprimoramento de nosso ensino”, avalia o gerente geral técnico da iniciativa, Pedro Rigatto. Os educadores brasileiros conheceram um diferencial da cultura americana: o ensino musical é obrigatório nas escolas da rede pública dos Estados Unidos. “A MPB possui elevada complexidade rítmica, estilo com características diferentes da música americana. Todos ficaram surpresos com a qualidade técnica de nossos alunos”, destaca Rigatto.

Segunda edição – Enquanto nos EUA um instrumento pode ser alugado a baixo custo para utilização no colégio, aqui, os alunos do Guri – na maioria, jovens carentes – nem mesmo têm equipamentos próprios. O gerente disse que essas foram algumas das considerações dos estrangeiros em relação ao desempenho da ação. “Os músicos elogiaram e acharam a nossa atuação maravilhosa”, afirma. Ficaram tão sensibilizados que doaram alguns de seus instrumentos pessoais (cordas, violoncelo, violino e mais de 70 métodos de ensino para diferentes instrumentos). Mas o intercâmbio não pára por aí. Rigatto disse que a intenção é promover outro evento semelhante, em junho de 2007. Desta vez contemplará maior número de alunos e outros pólos do Guri.  

O projeto completa 11 anos no mês de novembro e surgiu na Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Conquistou apoio de vários setores da comunidade, como organizações do terceiro setor e iniciativa privada. Por causa dessas colaborações, em 1997 foi criada a Associação Amigos do Projeto Guri. Há dois anos, a entidade foi qualificada como Organização Social na área da Cultura, sem fins lucrativos, que colabora técnica e financeiramente para o desenvolvimento do projeto. A entidade tem vários parceiros, patrocinadores e colaboradores, mas o principal mantenedor do é o governo do Estado de São Paulo.

Viviane Gomes – Da Agência Imprensa Oficial