Cultura: Projeto do Conservatório de Tatuí exibe peça infantil em escolas

Iniciativa integra especialmente crianças da 4a série do ensino fundamental, com idades entre 9 e 10 anos

qui, 07/09/2006 - 13h05 | Do Portal do Governo

O teatro será utilizado como ferramenta para integração cultural em cinco escolas municipais de educação fundamental (Emef) e num orfanato da periferia de Tatuí, no interior do Estado. A primeira fase do Projeto Pensando na Criança, do Conservatório de Tatuí, consiste em apresentar a peça Flicts, de Ziraldo, montada pelo grupo de atores dessa instituição. A iniciativa integra especialmente crianças da 4a série do ensino fundamental, com idades entre 9 e 10 anos. Em média participam da atividade 60 alunos de cada estabelecimento de ensino.

Na segunda etapa, até novembro, os estudantes das escolas e as internas do orfanato terão aulas de artes cênicas, duas vezes por semana, com professor e dois estagiários do Conservatório de Tatuí. Com o auxílio dos instrutores, os alunos ensaiam peça para exibição de seu próprio trabalho, no final de novembro, no Teatro Procópio Ferreira, do Conservatório de Tatuí.Cor misteriosa – Segundo o coordenador de artes cênicas Antonio Mendes, o projeto parte da premissa de que o teatro-educação não se distancia da arte. Ao contrário, aproxima-se dos processos e resultados da criatividade artística: “O trabalho feito nessas comunidades durante o ano letivo pretende estimular nas crianças o interesse pela arte cênica como forma de educação, cultura e lazer”.

O espetáculo Flicts conta a história de uma cor misteriosa que vai ao mundo das cores em busca de sua identidade. O elenco foi formado pelos alunos do curso de teatro nível básico III. A direção cênica e musical é de Carlos Ribeiro; os figurinos, de Carlos Alberto Agostinho e Érica Pedro. Os cenários e adereços são de Jaime Pinheiro e a iluminação, de Marcos Caresia.

As exibições estão programadas para o final do mês. Dia 25, às 15 horas, o grupo mostrará seu trabalho no Lar Donato Flores, orfanato de meninas. No dia seguinte, será na Emef José Tomás Borges; dia 27, na Emef Lienette Avalone Ribeiro; dia 28, na Emef Ary de Almeida Sinisgalli; e dia 29, na Emef José Celso de Mello. Todas as sessões serão às 15 horas. Este é o terceiro ano do projeto Pensando na criança, que beneficiou 500 estudantes.

Da Agência Imprensa Oficial