Cultura: Programa Sintonia Fina apresenta “O Macunaíma Urbano e o Alemão Genial”

Episódio conta histórias de Adoniran Barbosa e Beethoven neste domingo, às 20h30

ter, 16/01/2007 - 8h50 | Do Portal do Governo

O Macunaíma Urbano e o Alemão Genial. Este é o título do próximo episódio do Sinfonia Fina, programa exibido pela TV Cultura aos domingos, às 20h30. O programa que conta as histórias Adoniran Barbosa e Ludwig Van Beethoven vai ao ar no domingo, 21, a partir das 20h30. O programa é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, foi integralmente gravado no Conservatório de Tatuí e conta com patrocínio da Comgas. A direção é de Guga de Oliveira, a coordenação de Barrinhos Freire e a supervisão musical do maestro Antonio Carlos Neves Campos.

O Sinfonia Fina, em seus dez episódios, une as músicas erudita e popular com um único objetivo: formar novas platéias. Em linguagem jovem e com apresentação de Anelis Assumpção, o programa enfoca, a cada episódio, dois grandes mestres da música sendo um, obrigatoriamente, brasileiro.

Os compositores deste domingo são adorados e conhecidíssimos. Sobre Ludwig van Beethoven, por exemplo, pipocam filmes que contam sua biografia – o último, O Segredo de Beethoven, foi considerado sucesso de crítica. Alemão, Beethoven é considerado o maior e mais influente compositor do século XIX. Suas 32 sonatas para piano são consideradas o “Novo Testamento da Música”. A história de Beethoven foi marcada por sua surdez. Mesmo sem ouvir, ele continuou a compor. Foi sempre condicionado pelo equilíbrio, pelo amor à natureza e pelos grandes ideais humanitários. Inaugurou, portanto, a tradição de compositor livre, que escreve música para si, sem estar vinculado a um príncipe ou a um nobre. Ele é chamado de gênio. E por muitas razões.

Já Adoniran Barbosa também é gênio. Gênio brasileiro. Paulista nascido em 6 de agosto de 1910, em Valinhos, foi um colecionador nato de apelidos. Seu verdadeiro nome era João Rubinato – mas cada situação por ele vivida o transformava num novo personagem numa nova história. Filho de imigrantes italianos, a sobrevivência do paulistano comum numa metrópole que corre, range e solta fumaça por suas ventas. Através de suas músicas, canta passagens dessa vida sofrida, miserável, juntando o paradoxo bom humor e realidade. Tirou de seu dia a dia a idéia e os personagens de suas músicas. Adoniran nasceu e morreu pobre – todo o dinheiro que ganhou gastou ajudando ou comemorando sucessos com os amigos. Foi um grande colecionador de amigos, com seu jeito simples de fala rouca, contador nato de histórias, conquistava o pessoal do bairro, dos freqüentadores dos botecos onde se sentava para compor o que os cariocas reverenciaram como o único verdadeiro samba de São Paulo. Mais que sambista, Adoniran foi o cantor da integridade.

Sinfonia Fina tem a difícil missão de mostrar as conhecidas biografias de Adoniran e Beethoven sob um novo ângulo. No programa os compositores são comparados. Adoniran é o gênio da simplicidade, freqüentador assíduo da boemia que retratou o cotidiano e a realidade dos paulistas. Com a voz rouca, foi grande contador de histórias e colecionador de amigos. Os cariocas reverenciam Adoniran como o único sambista de São Paulo. No Sinfonia Fina, Adoniran é comparado ao temperamental Beethoven, gênio que inovou colocando um coral em uma sinfonia. Sua história e obra se perpetuam através dos séculos.

No programa, as obras dos dois compositores serão apresentadas por grupos do Conservatório de Tatuí. A Orquestra Sinfônica Paulista, sob regência de Adriano Machado, apresenta o primeiro movimento da Sinfonia nº 5. O pianista Paulo Henrique Almeida também apresenta, de Beethoven, a Sonata nº 1 para piano. Ainda de Beethoven, o Quinteto de Metais da Orquestra de Sopros Brasileira apresenta o Minueto em Mi Bemol.

Já Adoniran Barbosa, é apresentado pela Big Band SamJazz com Iracema e Trem das Onze. O programa ainda traz entrevistas com músicos do Conservatório de Tatuí.

A série Sinfonia Fina vem sendo apresentada todos os domingos, às 20h30, na TV Cultura. O próximo episódio, a ser exibido no dia 28 de janeiro, será Da Caatinga a Leipzig, enfocando as obras de Luiz Gonzaga e Bach.

 

Veja a programação da segunda quinzena de janeiro:

21/01 O Macunaíma Urbano e o Alemão Genial – Adoniran e Beethoven

28/01 Da Caatinga a Leipzig – Luis Gonzaga e Bach

Assessoria de imprensa da Secretaria da Cultura

J.C.