Cultura: Programa musical que reúne erudito e popular é direcionado e feito por jovens

Programa Sinfonia Fina, concebido pelo Conservatório de Tatuí, vai ao ar pela TV Cultura em maio próximo

qui, 13/04/2006 - 8h34 | Do Portal do Governo

Em matéria de música, será que é possível reunir o erudito e o popular num mesmo circuito? Essa é a proposta do novo programa Sinfonia Fina, que vai ao ar pela TV Cultura em maio próximo. Com direção de Guga de Oliveira e supervisão musical do maestro Antonio Carlos Neves Campos, o projeto é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura e está sendo concebido pelo Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos (Conservatório de Tatuí), onde acontecem a maior parte das gravações.

A cada programa, serão eleitos dois instrumentos, o erudito e o popular, mostrando os pontos em comuns, discutindo suas origens, particularidades e recursos. Além dos instrumentos, o programa exibirá dois músicos importantes nesse cenário, seguindo a mesma linha do erudito e do popular e uma prévia da biografia de cada um. No primeiro programa já produzido, os músicos comparados foram Wolfgang Amadeus Mozart e Noel Rosa.

O programa tem outras atrações, como entrevistas com alunos e músicos e interpretações de bandas convidadas fazendo repertório das canções dos famosos músicos escolhidos a cada programa. As primeiras gravações envolveram a Orquestra Sinfônica Paulista, a Orquestra Sinfônica Jovem, o grupo de choro Quebrando Galho e a Big Band SamJazz.

As negociações para o projeto tiveram iniciativas há três anos quando o documentarista Barrinhos Freire teve a idéia de levar para a televisão o trabalho musical desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cultura. Então, não seria nada mais perfeito um programa que reunisse música erudita e popular dirigido ao jovem e feito por jovens.

O objetivo é compor ao público jovem, conhecimentos e vontade pela música, por meio de um veículo bastante acessível: a televisão. E a partir desse ponto, levar ao telespectador o poder mágico da música, despertando talento e anseio a tocar um instrumento e criar novas platéias.

Até agora já foram produzidos quatro programas. Esses foram gravados no Conservatório de Tatuí, uma das maiores escola de música da América Latina. Além do conservatório, o programa pretende visitar todas os equipamentos de música que a Secretaria da Cultura oferece.

Sinfonia Fina irá ao ar aos domingos às 10h e a previsão é que sejam exibidos 16 episódios. A apresentação fica por conta de Anelis Assunção, filha do músico Itamar Assunção.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Cultura

C.C.