Cultura: Presépios em mostra na Estação Tiradentes

São miniaturas e estátuas que medem de 10 cm a 1,5 m

seg, 08/01/2007 - 17h51 | Do Portal do Governo

Desde dezembro, o Museu de Arte Sacra (MAS) expõe seu acervo de 130 presépios procedentes de diversos países. Uma parte desta coleção está à mostra na Estação Tiradentes do Metrô até 1º de março. São miniaturas e estátuas que medem de 10cm a 1,5m que refletem a cultura e hábitos dos países em que foram produzidas.

No metrô, estão expostos sete presépios: Oratório Mineiro (séc. XXVIII), Presépio Japonês (séc. XX), Presépio Português (séc. XIX), Presépio do Peru (séc. XX), Presépio Espanhol (séc. XX), Presépio de Cera (séc. XX) e Presépio da Colômbia (séc. XX).

O Presépio Japonês, por exemplo, destaca-se pela sua originalidade e exotismo, transmitindo, assim, a cultura do Japão. Os personagens têm traços orientais, vestem roupas de seda, em que São José é um Samurai, e o grupo está montado sobre um tatame. Há também uma lanterna em pé, que contém a inscrição, em caracteres japoneses, “Paz na terra aos homens de boa vontade”.

Enquanto o presépio japonês transborda luxo, o Presépio da Colômbia mostra um cenário extremamente simples. Feito de barro cozido e ferruginoso pelos Indígenas Chibchas, a simplicidade deste presépio colombiano também atrai a curiosidade do público, já que foi produzido por índios que, teoricamente, não têm o Natal em sua tradição.

Vale a pena conferir o restante das obras, cada qual com sua cultura local. E o ingresso é apenas um bilhete unitário do Metrô.

Serviço:

Mostra de Presépios no Metrô Tiradentes
Até dia 1º de março
Ingressos: um bilhete unitário do Metrô

Da Secretaria da Cultura

C.M.