Cultura popular de 72 cidades são apresentadas no Vale do Ribeira

Revelando São Paulo oferece, até domingo, grupos de fandango, cortejos de bonecões, bandas e fanfarras, culinária e artesanato, em Iguape

qui, 23/06/2011 - 14h00 | Do Portal do Governo

Eis um programa promissor para o feriado prolongado. Começou nesta quarta-feira, 22, e segue até 26 de junho o 8º Revelando São Paulo Vale do Ribeira, na cidade de Iguape. O evento será realizado no Centro de Eventos Casimiro Teixeira e mostrará importantes registros da cultura tradicional de 72 cidades, dentre elas artesanato e culinária tradicionais paulistas, além de festas como folias de reis, do Divino e fandango. A estimativa para este ano é de mais de 100 mil visitantes, 10 mil a mais do que em 2010.

Há um pouco de tudo nos estandes de culinária e nos espaços para artesanatos dos municípios participantes dessa edição: Cerimônia da Paz e da evocação a Bom Jesus de Iguape, São Benedito, Santo Antônio e do Divino, os tradicionais encontros de violas brancas e rabecas, fandangos, romeiros, reiadas e São Gonçalo. Cerca de cem apresentações artísticas e musicais compõem a programação do encontro. O destaque desta edição é o 5º Encontro Regional de Bandas e Fanfarras (musicais e marciais), do qual farão parte cerca de 20 municípios da região do Vale do Ribeira e convidados, que executaram peças musicais clássicas e populares nesta quarta-feira, e voltam a se apresentar, nesta quinta, 23.

A novidade do encontro fica por conta do espaço quilombola, que marcará presença pela primeira vez nas festividades. O visitante terá a oportunidade de entrar em contato com 13 comunidades (26 pessoas no total) do Vale do Ribeira. Elas mostrarão peças artesanais de trançado de cipó e cerâmica de barro e pratos típicos, à base de ostras, de farinha de mandioca (virado, farofa, bolinhos caiçaras e moqueca).

Outro destaque é o Congresso Brasileiro de Folclore, com a participação de cem pesquisadores de folclore de todo o Brasil.

Vitrine viva

Na sexta-feira, 24, às 20 horas, o público poderá conferir o 6º Fogaréus, também conhecido por Cortejo com fifós, pelas ruas da cidade, revivendo a antiga procissão dos fogaréus, dirigindo-se ao Centro de Eventos, onde estará exposto um estandarte com a estampa do Bom Jesus. Em seguida, será acesa a fogueira para a noite de São João, seguido do tradicional Fandango Sandália de Prata.

Sábado, 25, vale curtir a romaria fluvial Dadivas das Águas, que celebra os bens naturais, culturais e espirituais da região e do Lagamar, passando pelo Porto de Vila Nova, bairros do Icapara e Rocio. As ruas da cidade serão tomadas pelo tradicional Festival de Bonecos Gigantes e blocos de carnaval de rua, cortejo composto por Bonecos de Rua do Vale, Boitatá – Iguape, Juritica, Zé Pereira, Zé Pereirinha e grupos de maracatus.

Diariamente, das 9 horas às 21 horas, com programação gratuita, os municípios trarão o colorido e os aromas das culturas tropeira, caiçara e caipira. Oportunidade para apreciar e comprar bordados, cestos de palha, bonecas de pano, panelas de barro ou saborear o cafezinho caipira, acompanhado de broa de milho feita no fogão à lenha, tainha assada, a moqueca de manjuba, feijão tropeiro e o bolo de roda, entre outras iguarias gastronômicas e artefatos artesanais, distribuídos em 40 espaços de artesanato tradicional e 30 espaços de culinária regional.

O Revelando São Paulo, considerado uma vitrine viva das mais diversas manifestações da cultura produzida em diferentes regiões do Estado, é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura e a Abaçaí Cultura e Arte-Organização Social de Cultura. Começou em São Paulo há 15 anos, onde se realiza no Parque da Água Branca, na capital. Hoje tem versões regionais – Vale do Paraíba (São José dos Campos), Vale do Ribeira (São José dos Campos), Entre Serras e Águas (Atibaia).

Da Agência Imprensa Oficial