Cultura: Pinacoteca expõe 120 obras de Almeida Júnior

A mostra é totalmente diversificada e apresenta a produção de Almeida Júnior por temas

sáb, 27/01/2007 - 13h59 | Do Portal do Governo

A Pinacoteca do Estado inaugurou dia 25 de janeiro a exposição Um Criador de Imaginários, com 120 obras de Almeida Júnior, um dos mais importantes artistas brasileiros do século XIX. A exposição pretende esclarecer “o olhar, o querer, o sonhar e o fazer do artista”. A mostra é totalmente diversificada e apresenta a produção de Almeida Júnior por temas, divididos em quatro módulos: Tempo humano, retratos; Natureza e cotidiano, paisagens e cenários do interior do país; Trabalhos em Contraste, rotinas rurais brasileiras; e Espaço para a Vida Moderna, em que estão cópias dos seus trabalhos realizadas por seus contemporâneos, que revelam um prestígio desfrutado por Almeida Júnior em vida.

Almeida Júnior nasceu em Itu, em 1850. Estudou pintura e desenho na Academia Nacional de Belas Artes, no Rio, entre 1869 e 1874. Em seguida, retornou à terra natal. Quando em visita à cidade, o imperador D. Pedro II ofereceu uma bolsa de estudos para o artista estudar na Europa. Viveu em Paris e Milão entre 1876 e 1882. No seu retorno ao Brasil, decidiu viver em São Paulo.

No primeiro módulo da exposição Tempo Humano, jovens e idosos são retratados em pinturas como sinal da passagem do tempo. O artista trata as cores como os modernos, sobrepondo branco sobre branco em alguns trabalhos desse conjunto.

No segundo módulo, Natureza e Cotidiano, observa-se que Almeida Júnior foi um grande paisagista.

Trabalhos em Contraste opõe as obras do artista que abordam a cidade de São Paulo e a vida caipira do interior.

A mostra termina com o módulo Espaço para a Vida Moderna, onde é destacada a presença feminina e a forma como são elaboradas.

Serviço

Almeida Júnior – Um Criador de Imaginários

De terça a domingo, das 10h às 18h.

Até 15 de abril

Pinacoteca do Estado

Praça da Luz, 2, tel. (11)

3229-9844

Ingresso: R$ 4 (grátis aos sábados)

Da Secretaria da Cultura

C.A.