Cultura: Pinacoteca exibe trabalhos do pintor fluminense Oscar Pereira da Silva

Artista abordou todos os gêneros e temáticas usuais na virada entre os séculos 19 e 20

qua, 09/08/2006 - 13h33 | Do Portal do Governo

O período de transição entre os regimes imperial e republicano no Brasil é o pano de fundo da exposição Oscar Pereira da Silva – A pintura como missão, que a Pinacoteca do Estado apresenta até o dia 24 de setembro. A mostra, que reúne 80 pinturas a óleo, quatro aquarelas e cinco desenhos, marca também o lançamento do livro Oscar Pereira da Silva, de Ruth Sprung Tarasantchi, curadora da exposição.

Autor de extensa produção, o artista fluminense foi o último bolsista da Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro. Sua obra, observada em retrospecto, revela o profundo conhecimento que o pintor tinha de seu ofício e sua fidelidade ao espírito da época. Chamam a atenção o rigor e a qualidade artísticos com que aborda todos os gêneros e temáticas usuais na virada entre os séculos 19 e 20.

Histórica e religiosa

Resultado de encomendas de igrejas e do Museu Paulista, a pintura histórica e a temática religiosa predominaram na sua produção inicial. O artista criou também alegorias para instituições públicas, teatros e estabelecimentos de ensino, além de retratos para os dispostos a perpetuar sua imagem em tela a óleo. Para a burguesia, que apreciava seus trabalhos, executou paisagens, registros de recantos que não mais existem e quadros de gênero, com cenas do cotidiano que são preciosos documentos da vida daquele período. Como outros pintores do seu tempo, o artista executou ainda excelentes cópias, por encomenda do governo ou de colecionadores, e deixou belos exemplares de temática orientalista, então em moda.

Grande parte da obra do pintor foi feita em São Paulo

Oscar Pereira da Silva nasceu em São Fidelis (RJ), em 1865. Desde a juventude, dedicou-se à pintura e freqüentou a Academia Imperial de Belas Artes do Rio de Janeiro. Último bolsista antes da proclamação da República, especializou-se em Paris, onde estudou com Bonnat e Leon Gérôme, importantes professores da época. Na capital francesa, participou ativamente da vida artística e expôs em vários salões, casando-se depois com uma jovem local, com quem teve três filhas. Ao retornar ao Brasil, o pintor radicou-se em São Paulo, onde lecionou e produziu grande parte de sua obra artística. Morreu em São Paulo, em 1939.

SERVIÇO

Exposição: Oscar Pereira da Silva – A pintura como missão

Pinacoteca do Estado – Praça da Luz, 2

De terça-feira a domingo, das 10 às 18 horas

Em cartaz até o dia 24 de setembro

Informações: tel. (11) 3229-9844

Da Agência Imprensa Oficial

 

(AM)