Cultura: Pinacoteca abre mostras em homenagem a São Paulo

Público terá contato com obras de Lygia Clark, Alberto da Veiga Guignard, Carlos Prado e Victor Brecheret

ter, 31/01/2006 - 17h00 | Do Portal do Governo

Em comemoração aos 452 anos da capital paulista, a Pinacoteca do Estado inaugurou, quarta-feira passada, três novas exposições. A abertura da mostra Do Objeto ao Acontecimento, da mineira Lygia Clark, a nova edição do Projeto São Paulo: Arte e Memória, com obra de Victor Brecheret, e novas aquisições pelo Programa Caixa de Adoção de Entidades Culturais.

Do Objeto ao Acontecimento propõe leitura renovada da obra de Lygia Clark (1920-1988), uma das mais importantes artistas brasileiras do século passado. O público terá a oportunidade de conhecer 138 objetos, uma instalação e farta documentação audiovisual e fotográfica das ações da artista. Alguns dos originais estão expostos pela primeira vez, como os Objetos Relacionais. A mostra foi organizada pelo Musée de Beaux-arts de Nantes e pela Pinacoteca, com a colaboração da Associação Cultural O Mundo de Lygia Clark, do Rio de Janeiro.

O Projeto São Paulo: Arte e Memória apresenta Auto-retrato, busto em bronze de Victor Brecheret, de 1940, recentemente doado ao museu pela filha do artista. A exposição marca o cinqüentenário de morte de Brecheret, ocorrido em 18 de dezembro de 1955.

A exposição das obras adquiridas pelo Programa Caixa de Adoção de Entidades Culturais exibe a tela Batuque (1935, óleo sobre tela, 80 x 120,7 cm), de Carlos Prado; cinco gravuras de Alberto da Veiga Guignard (Cristo com coroa de espinhos ladeado por um homem e mulher, Cristo consolado por três mulheres, Cristo rodeado por cinco mulheres, Cristo sendo levado por soldados e O beijo de Judas), e mais três desenhos do artista (São Sebastião cravado de flechas, Favela carioca e Paisagem com cascas de árvores).

SERVIÇO

* Do Objeto ao Acontecimento
Obras de Lygia Clark.
Até 26 de fevereiro

* Programa Caixa de Adoção de Entidades Culturais
Obras de Alberto da Veiga Guignard e Carlos Prado.
Até 26 de fevereiro

* São Paulo: Arte e Memória
Busto em bronze de Victor Brecheret.
Até 25 de junho

Pinacoteca do Estado: Praça da Luz, no 2 (próximo ao Metrô Luz)

  • Telefone (11) 3229-9844
  • De terça-feira a domingo, das 10 às 18 horas.
  • Ingresso: R$ 4 (meia-entrada para estudantes, maiores de 60 anos e menores de 7).
  • Grátis aos sábados
  • Acesso a portadores de necessidades especiais