Cultura: Pholia no Memorial abre oficialmente o calendário carnavalesco de São Paulo

Evento, que aconte dias 10 e 11 de fevereiro, homenageia os 100 anos do frevo

seg, 29/01/2007 - 18h28 | Do Portal do Governo

 A Orquestra Popular da Bomba do Hemetério (foto abaixo) e a Escola de Frevo do Recife vão encerrar o Pholia no Memorial, no dia 11 de fevereiro, às 20h, com o apoio da Prefeitura de Recife. A entrada é franca. Muito populares em Pernambuco, os dois grupos somados reúnem 40 integrantes, entre instrumentistas e dançarinos. Eles vão “puxar” o povão pela esplanada do Memorial em homenagem aos 100 anos do Frevo, completados neste ano. Todo o público presente será convidado a pular no ritmo mais contagiante do verdadeiro espírito do carnaval de rua brasileiro.

Os organizadores da décima sétima edição do Pré Carnaval de São Paulo esperam reunir nos dois dias do evento um público rotativo de 60 mil pessoas. Haverá comodidades como banheiro químico, posto médico, praça de alimentação etc. A entrada para o público é gratuita, sendo solicitada mas não obrigatória a doação de 1 kg de alimento não perecível por pessoa, destinado a entidades beneficentes.

Esta é a segunda vez que o Pholia acontece no Memorial. Como no ano passado, os blocos carnavalescos desfilarão por um circuito oval de aproximadamente 300 metros, ladeado por arquibancadas e camarote – um verdadeiro Pholiódromo. Ao contrário de outros desfiles pela cidade, no Memorial cerca de 20 mil foliões de 13 blocos brincarão sem a obrigação de vencer uma competição. Esse “detalhe” faz toda a diferença, pois os participantes só querem brincar sem compromisso. Veja abaixo como participar da folia.

Uma das novidades será a participação da comunidade boliviana. No primeiro dia do Pholia, sábado, 10 de fevereiro, às 19h, desfilarão três “fraternidades” bolivianas. São grupos de imigrantes bolivianos radicados em São Paulo que se fantasiam segundo as tradições de seu país e dançam a Morenada. Outros destaques são o Grito da Noite, de Santana do Parnaíba, com seus tradicionais cabeções, e a caçula Escola de Samba Acadêmicos de São Paulo, formada por universitários principalmente da USP.

Abertura oficial do calendário carnavalesco de São Paulo, Pholia no Memorial é um evento promovido pelo Memorial da América Latina em parceria com a Associação das Bandas, Blocos e Cordões Carnavalescos do Município de São Paulo. E conta com o apoio da São Paulo Turismo e da Prefeitura de São Paulo.

O PHOLIA nasceu na Avenida Brigadeiro Faria Lima, homenageando o Prefeito José Vicente Faria Lima, que em 1968 oficializou o Carnaval Paulistano. Depois  passou a acontecer no próprio Sambódromo e por três anos na Zona Norte de São Paulo.

E agora encontrou seu lócus privilegiado no Memorial. E isso não por acaso, já que a região onde foi construído o Memorial é considerada o berço do samba paulistano. Leia abaixo trecho do texto Convocação Geral, de Nelson Crecibeni:

“Por volta dos anos 30, no Largo da Banana (atual Memorial da América Latina), local onde se fazia a carga e descarga dos vagões da Estrada de Ferro Sorocabana (atual Fepasa) – onde a maioria dos sambistas trabalhava como ensacador nos armazéns – reunidos, os negros foram organizando as rodas de samba; desta primeira manifestação surgiram os embriões das escolas de samba atuais. São Paulo, assim, aderiu ao samba, e o carnaval foi o grande responsável: praticado com grandiosidade, teve a virtude de despertar o gosto pelo samba simples, cantado  pela gente simples, numa estrofe ligeira e gostosa.”

Para desfilar nos blocos é necessário entrar em contato com os organizadores nos telefones abaixo. Alguns são gratuitos e outros são vendidos os abadas.

BLOCOS PARTICIPANTES DO PHOLIA NO MEMORIAL

Sábado – 10 de fevereiro

15h – Unidos do Abaeté

Fundado em 2000, se apresenta pela segunda vez no Pholia. O bloco é formado por moradores do Parque Tietê, na Zona Norte e vem com 800 integrantes e uma bateria formada por 45 ritmistas.

Tel.: 8217.8509

16h – Unidos da Vila Sá Barbosa

Fundado em 2003, o bloco participa pela terceira vez do Pholia e vem com 800 foliões e 40 ritmistas. Um dos seus diretores, o Aquiles da Vila é o campeão do samba de 2007 da Escola de Samba X-9 Paulistana.

Tel.: 6283.3280 – 9839.7034

17h – A Bruxa Tá Solta

Fundado em 31/10/2003, o bloco se apresenta pela segunda vez no Pholia, com 2.000  foliões e 80 ritmistas ( bateria própria ).Criado por jogadores, torcedores e simpatizantes do tradicional time de futebol de salão Magia Futsal Z/N.   

Presidente: Eduardo de Amorim

Tel.: 9112.3110

18h – Med Pholia

Bloco formado por estudantes da Faculdade de Medicina da USP e funcionários da área de saúde do Hospital das Clínicas, fundado em 2003. A organização é da Associação Atlética Acadêmica Oswaldo Cruz e participa do Pholia pela quarta vez. Desfila com 1.000 foliões e bateria própria com 45  ritmistas.

Tel.: 3082.8775

19h – Fraternidades Bolivianas

Fone 6693.4309

20h – Grito da Noite

Tradicional bloco de Santana de Parnaíba, participa pela segunda vez do Pholia. Desfila com os veteranos e a nova geração, trazendo as tochas e os famosos Cabeções.

Tel.: 4154.2377 – Secretaria de Cultura de Santana de Parnaíba

20h30 – Bloco da Band

Domingo – 11 de fevereiro

15h – G.R.C.E.S. Primeira do Morumby 

Criada por um grupo de moradores do Morumbi, a escola foi fundada em 2003 tendo como um de seus objetivos desfilar e brincar no Pholia. Grande parte de seus integrantes são profissionais liberais, estudantes, professores e comerciantes que atuam como voluntários em diversas organizações do terceiro setor. A bateria tem como base os alunos de percussão de Dinho Rodrigues (sociólogo, músico percussionista) na ONG Barracão dos Sonhos que atua na comunidade de Paraisópolis.

Tel.: 3772.6784 – 9945.0286

16h – Bloco do Pipoca

Fundado na década de 90, foi criado por amantes do samba da Zona Norte, entre eles o sambista Marcelo Pipoca (X-9 Paulistan ). Suas festas durante o ano costumam ser muito animadas, com a participação de famosos sambistas como Luiz Ayrão e Teresa Gama. O bloco virá com 800 foliões; os 50 ritmistas e intérprete serão da X-9 Paulistana

Diretoria: Marcelo de Oliveira Siqueira

Endereço: Rua Marques, 74

Tel.: 6950.5778 – 9422.6227

17h – Unidos da Melhor Idade

O bloco participa do Pholia desde 1996. Formado por foliões da Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade – São Paulo, virá com 800 integrantes todos com idade acima de 50 anos. Dentre as atrações do desfile, o Corso e a Embaixada do Samba Paulistano.

Diretoria: Yvonne Cidim Válio, Odette Moralez

Endereço: Rua Germaine Burchard, 451 – Água Branca

Tel.: 3801.1497

Fantasias: Quem quiser desfilar, deve entrar em contato com a ABCMI

18h – G.R.C.S.E.S Acadêmicos de São Paulo

Primeira Escola de Samba Universitária do Brasil, fundada no aniversário de São Paulo de 2006, é formada por estudantes, pesquisadores,  professores, ex-alunos da USP, Unicamp, Mackenzie, Cásper Líbero, Unesp, Universidade Nove de Julho, dentre outras que estão aderindo ao movimento, além de artistas e comunidades do mundo do samba. O enredo de 2007 conta as diferentes épocas do carnaval brasileiro desde a chegada dos entrudos portugueses, mostrando as influências francesa e italiana, até o Carnaval atual.

Tel.: 3675.6391

19h – G.R.C.S. Bloco Carnavalesco Inajar de Souza

Bloco fundado em 2005, fez sua estréia no Pholia em 2006. Formado por simpatizantes do time de futebol Inajar de Souza e a comunidade de Divinéia, vem para o Pholia com 2.000 integrantes  e bateria própria com 100 ritmistas sob o comando do Mestre Fernando Carlos (Pelé).

Ensaios: 3a., 5a. e sábados à partir das 20:00 horas    

Endereço: Rua Vicente Jorge, 69

Tel.: 8624.3857

20h – Orquestra Popular da Bomba do Hemetério e Escola de Frevo do Recife

Com coreografias sincronizadas, figurino colorido e muitos improvisos, a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério tem o peso de ser considerada a melhor do Recife. Veja mais em: http://www.musicadepernambuco.pe.gov.br/artista.php?idArtista=137.

Do Memorial da América Latina