Cultura: Peça Cartas ao Futuro em cartaz na Casa das Rosas

Monólogo,com direção de Eduardo Coutinho, traça um painel sobre as idéias avançadas e a vida conturbada de Raul Pompéia

seg, 05/02/2007 - 15h49 | Do Portal do Governo

Cartas ao Futuro, monólogo interpretado por Helder Mariani, entra em cartaz neste final de semana na Casa das Rosas. A peça, que tem direção de Eduardo Coutinho, traça um painel sobre as idéias avançadas e a vida conturbada de Raul Pompéia, autor de O Ateneu, primeiro romance da literatura brasileira a abordar a questão da homossexualidade.

Pompéia, figura de vida boêmia e das rodas intelectuais, viveu na segunda metade do século XIX. Também teve vida política: lutou pela abolição da escravatura e fez campanha para a implantação da República no Brasil. Proclamada a República, revelou-se um florianista exaltado, em oposição aos intelectuais de seu grupo. Com a morte de Floriano, em 1895, foi demitido da direção da Biblioteca Nacional, acusado de desacatar a pessoa do presidente no explosivo discurso pronunciado em seu enterro. Rompido com amigos, caluniado e sentindo-se desdenhado por toda parte, o escritor pôs fim à vida no natal de 1895.

O espetáculo, apresentado aos sábados às 21h, e domingos, às 20h, fica em cartaz até o dia 4 de março. O ingresso custa R$10 e tem meia-entrada.

Serviço:

Cartas ao Futuro

De 03 de fevereiro a 04 de março

Sábados às 21h e domingos às 20h

R$10 e meia-entrada

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura

De terça a domingo das 10h às 18h. Grátis

Av. Paulista, 37 – Metrô Brigadeiro

(11) 3285-6986

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura

 

(AM)