Cultura: Paulicéia Reinventada – Exposição e Performance dos Artistas do Atelier Amarelo

Artistas convidam críticos, colecionadores, galeristas, a imprensa e o público em geral para a abertura da exposição no sábado, dia 16

dom, 10/12/2006 - 9h39 | Do Portal do Governo

Uma amostragem da reflexão sobre a poética urbana desenvolvida pelos artistas residentes do Atelier Amarelo, na região central de São Paulo, poderá ser conferida a partir de 16/12 (sábado) a 18/12 (segunda-feira),  na feira-exposição Paulicéia Reinventada. Com entrada grátis, o público terá contato com os artistas e os trabalhos realizados na  segunda edição do programa da Secretaria de Estado da Cultura, desenvolvido sobre o tema  A Cidade Adentro.

No próprio Atelier Amarelo (em frente à Estação Pinacoteca) poderão ser vistos desenhos, gravuras, pinturas, fotografias, instalações e objetos desenvolvidos na temporada 2006 da oficina aberta de criação, que teve a curadoria da artista plástica Maria Bonomi. São oito espaços e um terraço comunitário que, desta vez, abrigaram pesquisas e experiências de onze artistas.

Performance

No domingo, 17, às 15h, o artista residente Hugo Perucci realizará a performance “Almatéria”, saindo da Pinacoteca do Estado em direção ao Atelier Amarelo, três quadras adiante. Os interessados também poderão adquirir as obras, seus preços variam de R$ 50 e R$ 5 mil. Vale lembrar que grandes artistas em vários países passaram pela experiência de um atelier coletivo. O projeto paulistano deu tão certo que deverá resultar num intercâmbio com artistas da França. “Foi a melhor amostragem de arte contemporânea que pude ver em São Paulo”, disse, por exemplo, Laurent Moskowicz, que coordena o coletivo de arte La Malterie, em Lille, França, depois de visitar o Atelier Amarelo, em novembro.

Os artistas da edição 2006 do Atelier Amarelo são: Sílvia M., Hugo Perucci, Márcio Donasci, Taís Monteiro, Kátia Salvanny, Rafaela Jemmene, Fernanda Alexandre, Cleo Barreto, Luciana Camuzzo, Marli Fronza e Regina Montenegro. Além de Maria Bonomi, integram a curadoria do projeto o crítico João Spinelli, os artistas plásticos Cildo Oliveira e Paulo von Poser e a pesquisadora e escritora Leila Gouvêa.

Serviço:

A Cidade Adentro – Paulicéia Reinventada 

Exposição e Performance dos Artistas do Atelier Amarelo

Abertura 16/12. A partir das 12h.

Até 18/12. Das 12h às 20h. Grátis Atelier Amarelo

Largo General Osório, 23, Luz

Metrô e Estação de trem Luz

Tel.: (11) 3222-6222 – 3361-0167

Da Secretaria da Cultura