Cultura: Painel de Maria Bonomi ficará em exposição no Memorial

Painel Etnias: Do Primeiro e Sempre Brasil, que ficará em exposição permanente na entrada principal do Memorial da América Latina

sex, 29/12/2006 - 17h18 | Do Portal do Governo

A artista plástica Maria Bonomi inaugurou a primeira parte do painel Etnias: Do Primeiro e Sempre Brasil, que ficará em exposição permanente na entrada principal do Memorial da América Latina.Na inauguração, foram recebidos por Fernando Lessa, presidente do Memorial, o bibliófilo e imortal José Mindlin e representantes do Senai e do Ministério da Cultura. O índio guarani Lísio Lima representou sua aldeia, a Tonondé Porã, de Parelheiros (zona Sul de São Paulo).

Etnias: Do Primeiro e Sempre Brasil é um projeto de arte pública que homenageia os verdadeiros donos da terra do ibirapitanga (pau brasil): os índios. Trata-se de um painel interativo permanente que conta com a participação da coletividade no seu processo de execução. A obra tem cerca de 51 metros de comprimento e alcança 2,20 metros de altura. Índios Guaranis das aldeias Krukutu e Tonondé Porã participaram da gravação das placas de argila junto da equipe do Atelier Maria Bonomi.

O painel é baseado na documentação feita pelos viajantes/aventureiros que desbravaram nossa terra nos séculos passados. Para fazer a tradução das imagens e transpô-las para o painel, a artista e sua equipe pesquisaram extensivamente fontes etno-históricas, arqueológicas e audiovisuais. O resultado, segundo ela, faz o visitante se sentir como se estivesse diante de uma tela de cinema. “Isso aqui são fotogramas, parece história em quadrinhos ou cinema”, finaliza Maria Bonomi.

Painel Etnias: Do Primeiro e Sempre Brasil

Em exposição permanente na entrada principal do Memorial da América Latina

Memorial da América Latina

Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda (11) 3823- 4600

  Da Secretaria da Cultura