Cultura: Osesp inicia pré-turnê no Parque Villa-Lobos

Solista Antônio Menezes Costa participa como convidado

ter, 19/09/2006 - 10h09 | Do Portal do Governo

Com uma apresentação gratuita no Parque Villa-Lobos, neste domingo, 24 de setembro, às 11h, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp inicia os preparativos para a Turnê EUA 2006, segunda de sua história em solo norte-americano, que acontece entre 1º e 18 de novembro deste ano, com 14 concertos.

A récita no Parque tem o patrocínio do Unibanco e será seguida por apresentações nas cidades de Ribeirão Preto (22/10) Araraquara (23/10) e Guarulhos (25/10), completando a pré-turnê.

Sob regência de seu diretor artístico, o maestro John Neschling e contando com o violoncelista Antonio Meneses como solista convidado – o músico estará ao lado da Osesp também nos EUA –, o concerto terá em seu programa as seguintes obras: “Il Guarany: Abertura”, de Antonio Carlos Gomes; “Concerto para Violoncelo em mi menor – Op. 85”, do compositor inglês Edward Elgar; e “Sinfonia Nº4 em fá menor, Op. 36”, do russo Pyotr Il´yich Tchaikovsky.

As três obras têm em comum a representatividade dentro da produção musical de seus países de origem e o reconhecimento que obtiveram em âmbito internacional. O inquieto Carlos Gomes, por seu senso diferenciado para o melodismo; Elgar, auto-didata, ao se tornar precursor da música moderna inglesa; e Tchaikovsky, ao combinar romantismo e referências ao universo cosmopolita e à música militar.

  Antonio Meneses

Antônio Meneses nasceu em 1957 em Recife, numa família de músicos, e começou a estudar violoncelo aos dez anos. Com pouco mais de 16, já havia conquistado os primeiros lugares nos concursos internacionais de Munique e Tchaikovsky de Moscou.

Já atuou ao lado de orquestras como a Filarmônica de Berlim, Sinfônica de Londres, Filarmônica de Nova York e NHK de Tóquio, sob regência de maestros como Herbert von Karajan, Claudio Abbado, Riccardo Mutti e André Previn, entre outros.

ORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULO

Pré-Turnê EUA 2006

Domingo, 24/09, às 11h

Parque Villa-Lobos – Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 1655

Alto de Pinheiros – São Paulo (SP)

Entrada Franca

John Neschling, regente.

Antonio Meneses, violoncelo.“Il Guarany: Abertura”, de Antonio Carlos Gomes;

“Concerto para Violoncelo em mi menor – Op. 85”, de Edward Elgar;

“Sinfonia Nº4 em fá menor, Op. 36”, de Pyotr Il´yich Tchaikovsky.

Assessoria de Imprensa da Osesp

J.C.