Cultura: Orquestra de Sopros de Tatuí completa 15 anos

Obras de Mozart & Villa-Lobos marcam início de 14 apresentações

sex, 31/03/2006 - 12h21 | Do Portal do Governo

A Orquestra de Sopros Brasileira (OSB), um dos principais grupos estáveis do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, de Tatuí, completa 15 anos em maio. Mas quem ganha o presente é o público, que poderá prestigiar 14 concertos ao longo de 2006.

A abertura da Temporada 2006, na última quinta-feira, foi em grande estilo com a execução de Mozart,  Abertura de Bodas de Fígaro;  F. Ticheli, Postcard;  Villa-Lobos, Danças Africanas Características; Rochester Young, Tempered Steel; e Ira Hearshen, Divertimento para Banda, sob a regência de Dario Sotelo.

Nas demais apresentações, além de Mozart também poderão ser apreciadas peças de  Gnatalli, Stravinski e obras de três compositores residentes: Antonio Carlos Neves Campos, Edson Beltrami e Hudson Nogueira.

Os concertos serão seguidos  por importantes grupos, como a Sinfônica Paulista e a Orquestra Sinfônica Jovem, além da presença dos jovens músicos estudantes.  

Mozart & Gnatalli 

Para Dario Sotelo,  regente da OSB e coordenador do evento, celebrar Mozart e Gnatalli será uma lição de casa para os instrumentistas. Já que Mozart, mestre da música universal, celebra 250 anos de nascimento e Radamés Gnatalli, compositor e maestro gaúcho, que leva o nome de um dos personagens de Verdi, é um dos mais premiados músicos brasileiros, que compôs, entre outras pérolas, as dez Brazilianas.

Já as obras do russo Stravinski, exigirão empenho especial da OSB, com a apresentação do balé A Sagração da Primavera ao longo do ano. Culminando com a execução completa em novembro, durante a Semana da Música. A Sagração da Primavera (1913), é considerada uma das obras revolucionárias da música no século XX.               

De acordo com Sotelo, um dos desejos da OSB para este ano é registrar um concerto didático em DVD. Os 15 anos de história da orquestra devem ser registrado em duas  partes: a primeira, com a história da orquestra e, a segunda com a execução das obras.

Mais informações pelo telefone: (15) 3251-4311.

Veja informações sobre o 15º Festival de MPB de Tatuí.

Saiba mais sobre o Conservatório de Tatuí.

Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campo

R. São Bento, 415. Centro. Tatuí. Tel.: (15) 3251-4573

www.conservatoriodetatui.sp.gov.br

Assessoria de imprensa da Secretaria da Cultura

J.C.