Cultura: Orquestra Bandolins de São Paulo faz concerto gratuito domingo no MCB

Única do gênero no Brasil tem dois LPs e um CD gravados e se apresentou em diferentes Estados e em turnês pela Europa

sex, 04/08/2006 - 13h29 | Do Portal do Governo

A Orquestra Bandolins de São Paulo é atração musical deste domingo, às 11 horas, no Museu da Casa Brasileira (MCB). Fundada em 1956, é a única orquestra de bandolins do País. O grupo de 14 instrumentistas mescla música popular e erudita. Serão apresentados clássicos de Bach, Beethoven, Villa-Lobos, Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Tom Jobim e Carlos Gardel.

O bandolim, que na tradição da música popular brasileira tem seu uso quase restrito ao chorinho, oferece outros recursos. Foi instrumento de concerto desde o barroco. Vivaldi compôs dois concertos para solo de bandolim. Calace, Barbella, Giuliani e, mais tarde, Beethoven e Paganini também deixaram obras para esse instrumento.

No Brasil, também há composições para solo de bandolim, porém pouco conhecidas, como a suíte Retratos, de Radamés Gnatali, e Valsa Aberta para Bandolim e Quinteto de Cordas, de Capiba. Desde o fim do século 19, alguns compositores têm produzido obras para a formação orquestral de bandolins. A Orquestra Bandolins São Paulo tem dois LPs e um CD gravados. Já se apresentou em vários Estados e em turnês pela Europa. Em 2004, participou do Projeto Cancioneiro da Imigração.

SERVIÇO

Museu da Casa Brasileira:

Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2.705

Telefone (11) 3032-3727

Da Agência Imprensa Oficial

 

(AM)