Cultura: Orfeo abre temporada Lírica 2006 de óperas deste ano no Theatro São Pedro

De Claudio Monteverdi, peça mostra o caminho do semideus Orfeo, que fazia as feras adormecerem com seu canto divino

sex, 31/03/2006 - 9h51 | Do Portal do Governo

A ópera Orfeo – Favola in Musica, de Claudio Monteverdi, abre hoje, sábado e domingo a Temporada Lírica 2006, que a Associação Paulista de Amigos da Arte (APAA) realizará no Theatro São Pedro. Serão apresentadas 11 óperas até o mês de dezembro, além de programação especial na série Ópera do Meio-Dia, que reunirá montagens em únicas apresentações gratuitas, sempre às terças-feiras, nesse horário alternativo. A montagem, produzida pelo Núcleo de Música Antiga da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, tem direção musical de Mônica Lucas e Sérgio Carvalho, com regência de José Roberto de Paulo. No elenco, entre outros, estão os solistas Mário Sevílio (Orfeo), Raquel Farias (Euridice), Luciana Pansa (Messaggera), Márcia Soldi (Musica Proserpina) e Edison Matos (Caronte). A direção cênica é de Diego José Villar. Figurinos são de Marina Prado.

O espetáculo é considerado o primeiro sucesso da história da ópera, praticamente inaugurando o gênero. Composta em 1607 por Claudio Monteverdi, a peça mostra o caminho do semideus Orfeo, que fazia as feras adormecerem com seu canto divino. Segundo a crítica especializada, Monteverdi criou uma obra de arte imortal, que, 400 anos depois, não perdeu o poder de comover e enfeitiçar as platéias com suas escolhas harmônicas audaciosas, o uso de recitativos cantados e orquestração que traduz os afetos dramáticos de cada personagem.

A música da ópera Orfeo foi produzida pelo Núcleo Práticas de Execução da Música dos Séculos 17 e 18, do curso livre de extensão cultural promovido pela ECA-USP. Tem instrumentação de época – tromba marina, teorba, viola da gamba, contínuo, flautas renascentistas e barrocas – e vozes no estilo, respeitando a retórica musical da época da criação da peça. Trata-se, segundo a diretora musical do espetáculo, Mônica Lucas, de contribuição para a música antiga na cidade de São Paulo.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura