Cultura: “O que é que a Bahia tem?” na Pinacoteca

Exposição terá peças do Museu Carlos Costa Pinto, um dos mais importantes de Salvador

sex, 02/06/2006 - 19h15 | Do Portal do Governo

A Pinacoteca do Estado de São Paulo abre a mostra “O que é que a Bahia tem?”, a partir deste sábado, dia 3, às 11h, com peças do Museu Carlos Costa Pinto, um dos mais importantes de Salvador, Bahia. O acervo se destaca por sua relevante coleção de artes decorativas e representa aspectos significativos dos períodos colonial e imperial baianos.

Formada pelo casal Costa Pinto ao longo de 25 anos, a coleção é composta por mais de três mil exemplares, entre cristais, porcelanas, prataria e ourivesaria, mobiliário, pinturas, desenhos, esculturas e gravuras. Trata-se do patrimônio mais importante do museu, sendo quase toda de procedência portuguesa ou brasileira.

A maior parte das peças data do século XVIII, principalmente de sua segunda metade. Mas há também diversos exemplares dos séculos XVII e XIX. A exposição da Pinacoteca apresentará cerca de 320 objetos, divididos nos seguintes núcleos: jóias de crioulas baianas, pencas de balangandãs, prataria sacra e prataria civil.

A curadoria é de Mercedes Rosa, diretora executiva do Museu Carlos Costa Pinto, com consultoria de Solange de Sampaio Godoy.

Serviço

O que é que a Bahia tem?

Dia 03 de junho, sábado, das 11 às 14h

Em cartaz até 23 de julho de 2006

Pinacoteca do Estado de São Paulo

Praça da Luz, 2

Tel: (11) 3229.9844

Aberta de terça a domingo, das 10 às 18h

R$ 4,00 e R$ 2,00 (meia). Grátis aos sábados

Da Secretaria da Cultura