Cultura: Novo Cinema Argentino é destaque no Memorial

Filmes serão apresentados de 25 a 30 de maio

qua, 24/05/2006 - 17h52 | Do Portal do Governo

O cinema argentino contemporâneo vem dando mostras de que é possível fazer filmes de qualidade, autorais e com saída de mercado. Mas, infelizmente, muitos deles não estréiam por aqui. Sabendo disso, o Memorial da América Latina traz ao público uma significativa mostra desta safra na 2ª Mostra de Cinema Argentino, que acontece de 25 a 30 de maio e contará com a presença do cineasta Tristán Bauer.

Tristán Bauer é realizador do filme “Iluminados por el Fuego”, que trata de um trauma argentino: a guerra das Malvinas, ocorrida em 1982. Para debater com Bauer, o crítico de cinema Rubens Ewald Filho. Ao todo, serão apresentados 15 filmes que tratam de temas políticos, existenciais, sociais e da história do país vizinho.

O filme de Tristán Bauer é baseado no livro de Edgardo Esteban, um ex-combatente das Malvinas, que depois se tornou correspondente estrangeiro. No livro, como no filme, aparecem os horrores da guerra, o frio, a fome, o maltrato dos mandos militares – a Argentina vivia sua ditadura mais sangrenta – e as histórias de amizade e companheirismo.

A mostra é organizada em parceria com a Librería Española e Hispanoamericana (Brasil) e INCAA (Argentina), com o apoio do Ibep – Companhia Editora Nacional e do Consulado da Argentina em São Paulo, e tem entrada franca. Os filmes passarão em DVD no telão na Biblioteca Latino-americana Victor Civita e no Pavilhão da Criatividade.

Confira a programação completa, com datas, horários e locais:

Dia 25/05 (Quinta)

Local: Biblioteca Latino-Americana

19h00 – Exibição do filme “Iluminados por el fuego”, de Tristán Bauer

21h00 – Debate com participações de Tristán Bauer e Rubens Ewald Filho

Coquetel

Dia 26/05 (Sexta)

Local: Biblioteca Latino-Americana

Sessão: 18h00

IMPOSIBLE. Direção de Cristian Pauls. Argentina. 2003. 90 min. Com Damián De Santo, Alejandra Flechner, Jimena Anganuzzi, Francisco Fernández de Rosa e Pablo Ini. (espanhol sem legendas)

Dois casais se envolvem em um relacionamento amoroso e existencial, marcado pela dor e pela morte.

Sessão: 20h00

H.I.J.O.S., EL ALMA EN DOS. Direção de Carmen Guarini e Marcelo Céspedes. Argentina. 2002. 80 min. (legendas em inglês)

Documentário sobre o grupo H.I.J.O.S., criado por descendentes dos desaparecidos políticos para manter viva a memória e reinventar o legado dos seus pais.

Dia 27/05 (Sábado)

Local: Espaço Vídeo – Pavilhão da Criatividade

Sessão: 14h00

AY, JUANCITO. Direção de Héctor Olivera. Argentina. 2004. 115 min.  Com Adrián Navarro, Inés Estévez, Leticia Brédice, Laura Novoa, Jorge Marrale, Norma Aleandro. (espanhol sem legendas)

História de Juan Ramón Duarte, irmão de Evita Perón, cujos anos de glória e de crise coincidem com o apogeu e o início da queda do presidente Juan Domingo Perón.

Sessão: 16h00

LA MAYOR ESTAFA AL PUEBLO ARGENTINO. Direção de Diego Musiak.  Argentina.  2002. 90 min. (espanhol sem legendas)

Documentário que narra a história da dívida externa argentina.  Baseado no processo judicial que Alejandro Olmos impetrou contra o Estado por sentir-se prejudicado pela dívida externa.

Sessão: 18h00

DO U CRY 4 ME ARGENTINA? Direção de Bae Yeun Suk. Argentina. 2005. 80 min. Com Cho Duk Kyu, Kim Borum, Bang Hyoun Sik, Cristina Urn.

Retrato das dificuldades enfrentadas por um grupo de imigrantes sul-coreanos que vivem na Argentina. (legendas em inglês).

Dia 28/05 (Domingo)

Local: Espaço Vídeo – Pavilhão da Criatividade

Sessão: 14h00

  CÓMO PASAN LAS HORAS. Direção de Inés de Oliveira Cèzar. Argentina. 2004. 80 min. Com Susana Campos, Roxana Berco, Guillermo Arengo, Agustín Alcoba, Pedro Recalde. (legendas em inglês)

Mulher visita sua mãe doente, enquanto o marido passa a tarde na praia junto ao filho do casal.

Sessão: 16h00

MEDIANERAS. Direção de Gustavo Taretto. Argentina. 2004. 28 min. Com Moro Anghileri, Javier Drolas, Valentina Liernud. (espanhol sem legendas)

Buenos Aires é o cenário da solidão de dois jovens vizinhos que, apesar de viverem tão próximos, são separados pelos muros da cidade. 

Sessão: 18h00

SED, INVASIÓN GOTA A GOTA. Direção de Mausi Martínez. Argentina. 2004. 70 min.

Documentário sobre o sistema aqüífero Guarani, reserva subterrânea de água doce presente na Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil que é capaz de abastecer todo o planeta durante 200 anos. Este recurso estratégico está sendo alvo de disputas geopolíticas. (legendas em inglês)

Dia 29/05 (Segunda)

Local: Biblioteca Latino-Americana

Sessão: 18h00

LOS MUERTOS. Direção de Lisandro Alonso. Argentina. 2004. 78 min. Com Argentino Vargas.  (espanhol sem legendas)

Homem sai da prisão e o que mais deseja é reencontrar sua filha, mas terá um longo trajeto pela frente.

Sessão: 20h00

VIAJE A MARTE. Direção de Juan Pablo Zaramella. Argentina. 2004. 16 min. Animação.  (espanhol sem legendas)

Antonio é uma criança que quer viajar a Marte e seu avô diz que conhece o caminho.

HILO DE MARIONETAS . Direção de Lucas Adrián Schiaroli. Argentina. 2004. 4 min.

Animação propõe uma crítica ao mundo da propaganda que aprisiona os desejos.

Dia 30/05 (Terça)

Local: Biblioteca Latino-Americana

Sessão: 18h00

EL VIENTO. Direção de Eduardo Mignogna. Argentina. 2005. 92 min. Com Federico Luppi, Antonella Costa, Pablo Cedrón, Mariana Brisky, Esteban Meloni, Hernán Jiménez. (legendas em espanhol)

Depois do enterro da filha Ema, Frank Osorio viaja a Buenos Aires para comunicar à neta Alina a morte da mãe. Mas Frank não viajou apenas para falar da morte de Ema. Ele carrega dois segredos: o primeiro está relacionado com a identidade do pai de Alina; o segundo, com um crime.

Sessão: 20h00

GRISSINOPOLI. Direção de Darío Doria. Argentina. 2004. 81 min. (legendas em inglês)

Documentário sobre a Grissinopoli, uma fábrica de biscoitos que faliu, e foi abandonada por seus donos. Para resistir ao crescente desemprego e à insegurança econômica, seus dezesseis funcionários decidem gerenciar a empresa.Serviço:

Mostra de Cinema Argentino

De 25 a 30 de maio

Memorial da América Latina

Biblioteca Latino-americana Victor Civita (portões 1 e 5) e Pavilhão da Criatividade (portões 8 e 9)

Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda (ao lado do metrô)

Entrada franca.

Telefone: (11) 3823-4729

Do Memorial da América Latina