Cultura: Música para crianças na USP irá estimular aprendizado coletivo

Interessados devem inscrever-se no Departamento de Música da USP

ter, 21/03/2006 - 12h36 | Do Portal do Governo

O Laboratório de Educação Musical da Universidade de São Paulo (USP) está com inscrições abertas para crianças de 7 a 12 anos que queiram aprender música. A novidade é a metodologia de ensino, que não prevê aulas particulares de piano, violão ou bateria. Os alunos aprenderão a cantar e a tocar instrumentos, participarão de grupos instrumentais, farão análise de composições, criação e leitura de partituras. Irão também reger e até compor. Não é necessário que tenham conhecimento musical prévio para participar. “Queremos exercitar a sociabilidade através da música”, esclarece Pedro Paulo Salles, coordenador do projeto e professor do Departamento de Música da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP. “A intenção é colaborar para o conhecimento musical das crianças e valorizar a educação musical”, diz.

Primeiramente, os estudantes terão contato com instrumentos de fácil manipulação, como tambor, flauta, afoxé, marimba e xilofone. No segundo semestre será a vez de manusear os instrumentos de orquestra. “Queremos ter uma orquestra infantil”, afirma Salles. Haverá, ainda, noções de história da música, apreciação musical e técnica.

São quatro turmas, com 15 vagas cada. As aulas, com duas horas de duração, são uma vez por semana – às quintas-feiras, das 8h30 às 10h30 ou das 14h30 às 16h30; e às sextas-feiras, das 8h30 às 10h30, ou das 14 às 16 horas. A taxa de inscrição é de R$ 20 e as mensalidades custam R$ 75.

SERVIÇO

Interessados devem inscrever-se no Departamento de Música da USP, Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, atrás da Antiga Reitoria – Cidade Universitária – capital. Mais informações, pelo telefone (11) 3091-4005 – ramais 204 ou 221

Da Agência Imprensa Oficial