Cultura: Museu do Ipiranga conta história de São Paulo

Dia 23 começa a exposição Imagens Recriam a História

dom, 21/01/2007 - 17h30 | Do Portal do Governo

 O Museu Paulista da USP, mais conhecido como Museu do Ipiranga, inicia no dia 23 a exposição Imagens Recriam a História, que procura explorar a história das imagens que ajudaram a construir a memória coletiva nacional e paulista. Por isso, a mostra privilegiará três aspectos da inserção destas obras no circuito artístico em que foram produzidas:o processo de criação dos artistas, a forma pela qual foram adquiridas pelo Museu e a difusão destas obras de arte em livros didáticos e objetos de uso cotidiano.

As imagens do Museu Paulista recriaram a história do país e têm como eixo a trajetória de São Paulo. A exposição pretende prover o público de novas interpretações das obras que fazem parte do acervo do Museu e evitar que sejam feitas compreensões fiéis à realidade das maquetes e pinturas lá expostas.

Vários recursos multimídias foram adotados pela exposição para auxiliar na visualização e no entendimento das obras. São vídeos educativos e informativos, observatórios e terminais que aprofundam a análise das pinturas. O Museu também inaugura o uso de materiais para portadores de necessidades especiais, tais como telas táteis, textos em braille e narração descrevendo as pinturas.A curadoria é do Prof. Dr. Paulo César Garcez Marins e a coordenação institucional é da Profa. Dra. Solange Ferraz de Lima.

Imagens Recriam a História

Abertura dia 23 de janeiro, às 19h30.

Ingressos: R$ 2 – Crianças até 6 anos e acima de 60 anos estão isentos.

Todo terceiro domingo do mês a entrada é franca.

Museu Paulista da USP (Museu do Ipiranga)

Parque da Independência, s/nº – Ipiranga

(11) 6165- 8000

  Da Secretaria da Cultura