Cultura: Museu de Arte Sacra é reaberto em Iguape

A reinauguração é uma conquista para a população da região

sáb, 12/08/2006 - 11h48 | Do Portal do Governo

O Museu de Arte Sacra de Iguape, no Litoral Sul, será reinaugurado neste sábado, dia 12, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura. No evento estarão presentes a diretora da Unidade de Preservação do Patrimônio dos Museu, Silvia Antibas, e prefeito da cidade, Ariovaldo Trigo Teixeira, entre outras autoridades.

Iguape vai sediar o mini-fórum de museus, na Oficina Cultural Regional Gerson Ribeiro de Abreu, ao lado do Museu de Arte Sacra. No encontro entre dirigentes de cultura do Vale do Ribeira serão discutidas ações para a criação de espaços museológicos nas cidades do Vale, além da manutenção dos aparelhos culturais e museus existentes na região, antecipando ao novo sistema de museus, a ser lançado no fórum estadual, em Brodowski, em novembro.

A reinauguração do Museu de Arte Sacra de Iguape é uma conquista para a população da região. Acontece em menos de dois anos da parceria feita pelas secretarias da Cultura do Estado e do município, que  mobilizou toda a comunidade.

A abertura ocorre com a exposição permanente de 60 peças de parte do acervo histórico da Igreja de Nossa Senhora,  antiga Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. O acervo, que chega a 180 objetos, tem procedência de várias igrejas do município, mas a maioria pertenceu a  primeira matriz de Iguape, construída em 1614.

Para a diretora da Unidade de Preservação do Patrimônio dos Museus da Secretaria de Estado da Cultura, antigo Dema, Silvia Antibas, o interessante de todo o projeto foi a fórmula da parceira entre os governos. “A prefeitura se encarregou do restauro da igreja enquanto a Secretaria da Cultura entrou com os trabalhos coordenados pela técnica do Museu de Arte Sacra de São Paulo, que dirigiu toda a museografia e treinou a comunidade para a conservação das peças”, explicou Silvia. Foram investidos R$ 90 mil pelo Estado enquanto a parcela da prefeitura ficou em torno de R$ 50 mil.

Pólo Cultural

O espaço na cidade  é visto como um novo pólo cultural  por Carlos Alberto. Além da igreja e do museu, no prédio serão inaugurados uma biblioteca, em que os moradores terão acesso a mais de 7,9 mil títulos de obras diversas e ainda um  Infocentro do  Acessa São Paulo. Lá, os monitores vão auxiliar as pessoas a acessarem  gratuitamente a internet – uma forma de inclusão digital/cultural.

Ele conta que o visitante que passar pelo Museu da Arte Sacra vai se deparar com duas salas de exposições onde estão raridades dos séculos XVII a XX. Uma dessas peças é um quadro, em alto relevo, que traz a cena da Via Sacra. A obra, de autor desconhecido, tem procedência européia. No  acervo há também pratarias, entre elas peças que compõe o Império do Divino Espírito Santo.

A Unidade de Preservação do Patrimônio dos Museus já catalogou 800 museus de Arte Sacra no Estado, estima-se que esse número seja muito maior. Esse trabalho é uma parceria com o Ministério da Cultura.

Fonte: Lilian Santos – Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Cultura