Cultura: Museu de Arte Sacra de Iguape no litoral Sul é reaberto com exposição permanente

Espaço abriga acervo de 180 objetos de várias igrejas do município

qua, 23/08/2006 - 12h32 | Do Portal do Governo

O Museu de Arte Sacra de Iguape, no litoral Sul de São Paulo, foi reinaugurado. Com a reabertura, teve início a exposição permanente de 60 peças de parte do acervo histórico da Igreja de Nossa Senhora, antiga Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. O acervo, que chega a 180 objetos, procede de várias igrejas do município. A maioria pertenceu à primeira matriz de Iguape, construída em 1614.

O visitante que passar pelo local vai se deparar com duas salas de exposições e encontrar raridades dos séculos 17 a 20. Uma dessas peças é um quadro, em alto-relevo, que traz a cena da Via-Sacra. A obra, de autor desconhecido, tem procedência européia. No acervo há também pratarias.

Esse é um dos 800 museus de arte sacra no Estado que a Unidade de Preservação do Patrimônio dos Museus da Secretaria de Estado da Cultura catalogou. Estima-se que o número exato de unidades seja ainda maior.

Pólo cultural

Para a diretora da Unidade de Preservação, Silvia Antibas, foi interessante a maneira de estabelecimento da parceria entre os governos: “A prefeitura se encarregou do restauro da igreja, enquanto a Secretaria da Cultura entrou com os trabalhos coordenados pela técnica do Museu de Arte Sacra de São Paulo. Ela dirigiu toda a museografia e treinou a comunidade para a conservação das peças”. O Estado investiu R$ 90 mil e o município de Iguape, cerca de R$ 50 mil. O espaço na cidade é visto como novo pólo cultural. Além da igreja e do museu, foi inaugurada uma biblioteca, com mais de 7,9 mil títulos de obras diversas. Além disso, está à disposição dos moradores o Infocentro do Acessa São Paulo. No local, os monitores auxiliam as pessoas a acessar gratuitamente a Internet – forma de inclusão digital e cultural.

SERVIÇO

Museu de Arte Sacra de Iguape:

Rua Papa XXIII, s/no, Igreja do Rosário

Da Agência Imprensa Oficial

 

(AM)