Cultura: Museu de Arte Sacra apresenta mostra de presépios

Exposição vai até 31 de janeiro

ter, 26/12/2006 - 17h14 | Do Portal do Governo

 A montagem de presépios natalinos é uma das principais tradições nas festas de fim de ano. Nesta época, mesmo em menor quantidade que há três ou quatro décadas, podem ser vistos em ruas, shoppings, praças e em casas de todo o mundo. Tradicionalmente, o Museu de Arte Sacra (MAS) realiza nesta época do ano a exposição do seu acervo de 130 presépios procedente de diversos paises. Parte do acervo é mostrado na Estação Tiradentes do Metrô e fica em cartaz até 31 de janeiro de 2007.

São miniaturas e estátuas, que medem de 10cm a 1,5m. Impressiona a beleza das peças, como a do presépio alemão, todo feito em porcelana, e o pequeno presépio brasileiro, montado dentro de uma casca de noz. O mexicano é moldado em barro seco, isopor e cortiça e o da Áustria, em madeira, tecidos e pinha.O mais curioso é que todos eles refletem a cultura e hábitos dos países em que foram produzidos. No presépio japonês, por exemplo, os personagens têm traços orientais e vestem roupas de seda. Na coleção de Portugal, a figura de Maria aparece vestida com as sete saias – símbolo da nobreza lusitana. Os bonecos África do Sul foram confeccionados em jacarandá, espécie vegetal típica daquele país africano.

A grande atração da mostra é o presépio napolitano, um dos mais famosos do mundo. Suas peças raras foram trazidas da Itália por Francisco Ciccillo Matarazzo, em 1949, fato que impulsionou a criação do Museu de Arte Sacra. São 1.620 peças, que reproduzem não só as festas e os rituais natalinos, mas também o cotidiano de uma autêntica vila italiana. O presépio mostra diversos personagens, como pastores; homens do campo; músicos; dançarinos da tradicional Tarantela; além de figuras emblemáticas do catolicismo. “Os napolitanos são verdadeiros mestres na arte de fazer presépio”, fala a diretora do MAS, Mari Marino. A preciosa coleção faz parte da exposição permanente no museu.

Museu de Arte Sacra

Avenida Tiradentes, 676 – Luz

(11) 3326-1373

  Da Secretaria da Cultura