Cultura: Museu de Arte Sacra apresenta a obra de Hélio Petrus

nd

seg, 27/03/2006 - 14h20 | Do Portal do Governo

O Museu de Arte Sacra apresenta, até o dia 18 de junho, a exposição A Arte Sacra de Petrus, com obras do escultor e entalhador mineiro Hélio Petrus Viana. Integram a mostra 75 peças em madeira policromadas e patinadas, esculturas e palhas. A curadoria é de Diná Jobst. Petrus iniciou a carreira artística aos 25 anos, inspirado nas obras de Aleijadinho e de outros artistas do século 18.

De formação seminarista, é pesquisador e estudioso do barroco. Elegeu a arte sacra como tema do seu trabalho, retratando imagens que compõem a iconografia religiosa. De acordo com a curadora, o artista procura se aproximar tecnicamente dos mestres mineiros e europeus, mas estuda suas faturas, os cortes, as expressões e os materiais para imprimir em seu trabalho marca pessoal. “Dessa forma desfaz a densidade dramática do barroco, procurando a leveza do rococó”, explica.

O diferencial da arte barroca de Petrus está nas figuras alegres, no refinamento das peças e na suavidade do acabamento. O artista dá tratamento moderno às peças, por meio da adoção de cores suaves e do uso da pátina em diversas tonalidades.

Serviço
Exposição A Arte Sacra de Petrus

  • Museu de Arte Sacra: Av. Tiradentes, 676 – Luz – capital
  • Tels. (11) 3326-1373 e 3326-5393
  • De terça-feira a domingo das 11 às 19 horas
  • Ingresso: R$ 4 (estudantes pagam meia)
  • Estacionamento gratuito na Rua Jorge Miranda, 43

Da Agência Imprensa Oficial