Cultura: Museu de Arte Sacra agita Virada Cultural por 26 horas

12 atrações passarão por um dos mais importantes monumentos arquitetônicos coloniais paulistas do século XVIII, no Mosteiro da Luz

qua, 17/05/2006 - 19h24 | Do Portal do Governo

O Museu de Arte Sacra (MAS) vai se transformar em palco dos mais ecléticos eventos culturais durante a Virada Cultural – São Paulo 2006, nos dias 20 e 21 de maio. Ao todo,  12 apresentações prometem agitar as 26 horas de programação do MAS, um dos mais importantes monumentos arquitetônicos coloniais paulistas do século XVIII, no Mosteiro da Luz.

A abertura, será estilo sacro, com a Missa Sertaneja Campal, realizada pelo padre Armênio, às 16 horas, do sábado (20). Em seguida, cerca de 50 crianças e jovens da Orquestra Pão de Açúcar apresentarão, por 1h15, um repertório recheado de músicas clássicas, MPB e rock.

Animando a noite, às 20 horas, os artistas e músicos do Teatro Mágico

(www.oteatromagico.mus.br) fazem o show. O público vai poder prestigiar desde malabares de luzes e fita, pirofagia, perna-de-pau, acrobacias,  contos de poesia a crônicas cantadas com muita brasilidade, ritmo e festa. Os integrantes trajados com figurinos fazem do espetáculo um ponto de questionamento das relações urbanas e suas dificuldades.

Porém, a programação não pára por aí. Trinta vozes do Coral Accor vão estremecer o espaço, a partir das 22h30, com músicas como: Isto aqui o que é; Brasil Pandeiro; Eu só quero um xodó; Triste berrante; São Paulo, São Paulo; Torresmo à milanesa; Aquarela do Brasil; País Tropical; Paulista; entre outras. Formado há 8 anos, o Coral Accor já fez mais de 100 apresentações, sob regência de Kitty Pereira.

À meia noite, equilibrando os timbres dos instrumentos, o compositor, intérprete e produtor musical Thiago Warzeé  mostra com uma delicada base rítmica os caminhos de uma estética Cool Bossa Nova e Blues/Soul brasileiro.

Já a 1h30, esquentando a madrugada o som dançante e eletrizante de Mamma Cadela. O grupo que mistura trilhas sonoras de antigos filmes italianos com o rock psicodélico dos anos 70, acrescenta no show, as influências Trip Hop e Jazz contemporâneo. Imaginem  tudo isso com sintetizadores, pick-ups, guitarra, contrabaixo fretless e bateria, e sinta algo único, fragilmente definido como rock-vanguarda instrumental.

Para se ter uma idéia do estilo do Mamma Cadela, seu disco produzido e mixado por Fabio Pinc, tecladista da banda, que já trabalhou e tocou com bandas como Ludov, Seychelles e Labo, teve inclusão de arranjos notáveis como um quarteto de cordas, saxofones e duas participações muito especiais: Joana Cecatto, da banda Biônica e Wanderlea, que interpreta Antonico,  de Ismael Silva, na faixa  Meus Eletrodomésticos.

Já às 3 horas,  a banda de rock Zabomba traz Paulo Passos na guitarra, Rafa Z, no vocal; Beto Boing,  no baixo; e  Marco da Costa, na bateria.  Eles que tiveram importante participação na trilha sonora do filme Cama de Gato, fechando a trama vencedora dos festivais BR de Cinema, de Brasília, de Nova York, de Montreal e de Seul, tiveram seu CD Deslizando Sobre Ondas de Tensão  (2003), elogiado por Edgar Scandurra, Luis Carlini, Bocato, Luis Schiavon e pelo cineasta Beto Brant. O disco teve também resenha elogiada no Musibrasil, maior site de cultura brasileira na Europa. O lançamento do novo disco O que não se explica está previsto para agosto.

O DJ Rafael Rossi se apresenta às 5h30. Seu set agrega diversas vertentes do techno desde o mais deep e melódico passando por baterias percursivas e acústicas, aproximando-se de freqüências mais hipnotizantes. Com mixagens longas e precisas, tocou ao lado de grandes nomes da cena alemã (Christian Fisher (Definition Rec.), Alex Dee, Holgi Star (Kidazz.FM) e Ade Fenton (Advanced – UK) onde busca sua técnica e inspiração. É o atual residente no Club Sieben, em Vinhedo-SP. Em seguida o público vai prestigiar a Banda Lar tia Edna, às 8 horas.

A Quadrilha da Corte  trará ao MAS o melhor dessa grande festa folclórica –  a  Quadrilha Junina, a partir das 10 horas. Com repertório miscigenado, incluindo músicas de nossos grandiosos Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Elba Ramalho. Os dançarinos se apresentarão em trajes franceses do século XIX simulando um casamento realizado na corte com sacadas bem humoradas.

Em seguida haverá a  apresentação da Banda Sucuruá- açú, de Leandro Cabral,  que traz o melhor da MPB instrumental, às 12h. Às 14h, tem reapresentação da QuAdrilha da Corte. A festa se encerra em grande estilo com a apresentação do The Club, a partir das 16h30.  O show, do maestro Gilberto Varella, guitarrista e arranjador; Fernando Rapoli, bateria e percussão; Hélcio Zozan, baixo (integrou banda do Toquinho); Beth Benteo, teclado (professora do CLAM – Centro Livre de Aprendizado Musical, dirigido pelos componentes do Zimbo Trio); Regina Morosini, teclado (regente do Coral Escola Lourenço Castanho); Silvio Prado, vocal e violino (considerado a melhor voz de São Paulo pela FEBRABAN, vencedor do concurso mpb vocal CESP); Cid Iguatemy, guitarra e vocal (banda Ursa Maior, USA), terá  interpretações de nossa MPB, rock (Beatles) e pop.

Confira a programação