Cultura: Museu de Arte Contemporânea abre na quinta-feira exposição Conexões

As 74 obras selecionadas foram divididas em três ensaios visuais

ter, 06/02/2007 - 15h50 | Do Portal do Governo

O Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP) inaugura, nesta quinta-feira, a exposição Conexões, sobre as proximidades, ligações e continuidades que as artes visuais fazem com as coisas do mundo.

O visitante poderá fazer uma leitura das obras do acervo do museu e verificar, principalmente, as transformações da matéria e seus desdobramentos em novas materialidades ao longo do século 19. Hoje, o acervo do MAC-USP está em torno de 10 mil obras.

Conexões propõe uma série de ligações entre obras de artistas como Pierre Soulages, Victor Brecheret e Mira Schendel. A curadora da exposição e docente Carmen Aranha explica que “nesses artistas o desenho estrutura a expressão e se projeta, claramente, em suas obras. Queremos situar um olhar que se informa por meio das conexões entre obras e artistas”.

As 74 obras selecionadas foram divididas em três ensaios visuais que “discutem momentos e situações estéticas que levam à passagem da arte moderna para o início da arte contemporânea – com ênfase à abstração – , procurando apontar caminhos para compreender a arte atual”, explica Evandro Nicolau, curador-assistente da mostra e educador do museu.

Pintura enquanto pintura – No primeiro ensaio, os artistas abandonam a representação de objetos reconhecíveis no plano da tela. Pierre Soulages é o artista escolhido para situar a “pintura enquanto pintura”, critério que irá gerar outras produções em destaque nessa sala. O gesto, que um dia uniu-se às narrativas, agora acumula a matéria. A tinta desliza, atravessa o plano da tela ou movimenta-se graficamente. Completam o circuito obras dos artistas brasileiros Nuno Ramos, Paulo Pasta e José Spaniol, com a idéia de encontrar, num exercício de olhares, os vestígios deixados pela geração anterior.

Desdobramentos – O segundo ensaio apresenta o fazer artístico em um sistema de desdobramentos plásticos. Brecheret é um artista de início figurativo que, posteriormente, se aproxima do abstrato. São obras em terracota, gesso e bronze que, lado a lado, tornam visíveis fenômenos estéticos próprios da escultura. Goeldi aparece nesse ensaio como um artista contemporâneo a Brecheret, espelhando as questões que envolvem a expressão da escultura, projetadas no plano bidimensional. Em ambos, as obras trazem uma faceta do tempo entrelaçada às aparências do espaço moderno brasileiro.

Diálogo – O terceiro ensaio abarca a motivação de artistas em dialogar com as obras de outros artistas, dando um sentido de reinterpretações, relações e, claro, conexões. Lado a lado, estão as obras de Mira Schendel e a série realizada por Bené Fonteles a partir delas: Para o espírito de Mira Schendel. Obras de Otávio Roth e Ester Grinspum também estão presentes ao diálogo de técnicas, discursos e poéticas.

SERVIÇO

Conexões – MAC- USP   Sede

Até o dia 15 de abril

De terça a sexta-feira, das 10 às 19 horas;

Sábados e domingos, das 10 às 16 horas

Endereço: Rua da Reitoria, 160 – Cidade Universitária

Telefone (11) 3091-3039

Entrada franca

Visitas orientadas, gratuitas, podem ser agendadas pelo telefone (11) 3091-3328

Da Assessoria de Imprensa do MAC-USP

 

(AM)