Cultura: Museu da Língua Portuguesa recebe amanhã o visitante de número 500 mil

Em menos de um ano o Museu já registra meio milhão de visitantes

qua, 20/12/2006 - 20h13 | Do Portal do Governo

O Museu da Língua Portuguesa recebe nesta quinta-feira, dia 21, por volta das 16h, o visitante de número 500 mil. O visitante que pegar a senha com esse número será premiado com um ingresso permanente do museu com direito a acompanhante e um kit cultural que inclui o livro Grande Sertão:Veredas, de Guimarães Rosa.

A entrega do prêmio será feita pelo secretário de Estado da Cultura, João Batista de Andrade, pelo diretor do museu, Antonio Carlos de Moraes Sartini e pelo diretor do Instituto Brasil Leitor, Willian Nacked.

A comemoração se dá  nove meses após a inauguração do único Museu da Língua Portuguesa no mundo. Segundo Sartini, o Museu da Língua Portuguesa é a instituição museológica mais visitada do País e atrai cada vez mais pessoas. “Não é só a qualidade do conteúdo que leva as pessoas a desejarem conhecer o espaço, mas sim sua visão inovadora. É interessante mostrar como que as pessoas se interessam pela nossa língua. Fico feliz por ser uma instituição que atraiu meio milhão de pessoas” comemora o diretor.

Aberto à visitação pública em 21 de março de 2006, o Museu da Língua Portuguesa é um dos três mais visitados do Brasil. Os outros dois são o Museu Paulista, conhecido como Museu do Ipiranga, administrado pela Universidade de São Paulo, e o Museu Imperial de Petrópolis, no Estado do Rio de Janeiro.

A instituição recebe uma média diária de 1,5 mil a 2 mil pessoas durante a semana. Nos fins de semana esse número sobe para 3,5 mil a 4 mil visitantes/dia. O recorde de visitas ocorreu no sábado, 9 de setembro, quando passaram por lá 4.176 pessoas. “Mais importante que o número em si é a diversidade do público que visitou o Museu neste período: estudantes da rede pública, não só da cidade de São Paulo, mas de diversos municípios do Estado e do Brasil, grupos da terceira idade, adolescentes participantes de ações sociais desenvolvidas por inúmeras ONGs, artistas, formadores de opinião, pessoas das mais diversas camadas sociais, turistas brasileiros e estrangeiros”, comenta Sartini. História

O Museu da Língua Portuguesa é uma parceria da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo com a Fundação Roberto Marinho e está instalado no prédio da Estação de Luz, centro velho de São Paulo. Com aproximadamente 4 mil metros quadrados, o espaço é aberto para a visitação de terça-feira a domingo, das 10h às 17h, com ingresso a R$ 4 a inteira e meia-entrada. Aos sábados grátis.

O Museu apresenta ao público a história, a importância e as variações da língua Portuguesa, considerando-a como grande elo da identidade cultural do povo brasileiro. Além disso, oferece cursos para professores, estudiosos e público em geral, tudo sob a gestão do Instituto Brasil Leitor.

Museu da Língua Portuguesa

 Dia 21, quinta-feira, por volta das 16h

Praça da Luz, s/nº

Fone: 3326-0775

Funcionamento: De terça a domingo, das 10h00 às 17h00

Assessoria de imprensa da Secretaria da Cultura