Cultura: Museu da Língua Portuguesa chega à marca de meio milhão de visitantes

Nesta quinta (21), a professora de história Ivete Batista da Silva Almeida foi surpreendida com inusitada homenagem ao comprar o bilhete de número 500

qui, 21/12/2006 - 20h40 | Do Portal do Governo

Após nove meses da inauguração, o Museu da Língua Portuguesa recebeu hoje (21), às 15h, a 500.000ª visitante: a historiadora e professora Ivete Batista da Silva Almeida, que visitava o museu pela primeira vez.

Para comemorar marca, o secretário de Estado da Cultura, João Batista de Andrade, o diretor do museu, Antonio Carlos Sartini, e o diretor do Instituto Brasil Leitor, Willian Nacked receberam a professora e a presentearam com um kit cultural que incluiu a edição comemorativa dos 50 anos do livro Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector, o catálogo Mulheres Pintoras, da Pinacoteca, e uma camiseta do museu. O mais importante: ganhou uma credencial permanente do museu com direito a acompanhante.

Ivete é paulistana, mas atualmente mora em Uberlândia-MG. Veio a São Paulo para as festas de fim de ano com a família. Disse que já leu muita coisa sobre o museu e sua forma inovadora de mostrar para as pessoas a língua portuguesa. Estava muito curiosa para conhecê-lo. “Hoje, quando decidi vir com meu marido e meus três filhos para cá, já sabia que o passeio seria emocionante. Agora após esta gostosa surpresa, tenho certeza de que será mais emocionante ainda. Valeu a pena esperar tanto tempo para conhecer o espaço”, conta com satisfação a professora.

A historiadora declara ter ficado muito honrada com a premiação e mais feliz ainda por ficar sabendo que o Museu é bastante visitado. Mostra o interesse dos brasileiros em conhecer museus, principalmente este que conta a história da nossa língua.

O diretor do Museu, Antonio Carlos Sartini fala que o espaço é a instituição museológica mais visitada do país atualmente, e atrai cada vez mais pessoas. “Não é só a qualidade do conteúdo que leva as pessoas a desejarem conhecer o espaço, mas sim sua visão inovadora. É muito bom saber que a população se interessa pela nossa língua. Fico feliz por ser uma instituição que atraiu meio milhão de pessoas em apenas nove meses de funcionamento”.

O secretário de Estado da Cultura João Batista de Andrade conta que está muito satisfeito com a procura da população por este importante equipamento cultural. “Nós nos surpreendemos com o sucesso do Museu junto à população. Todo mundo vem para cá para conhecer a história da nossa língua e acaba descobrindo de onde vêm as muitas palavras que usamos no dia-a-dia automaticamente. Além do mais, o espaço é muito bonito e faz parte da história de São Paulo. É um belo passeio para toda a família”, finaliza o secretário. 

Sobre o Museu Inaugurado em março de 2006, o Museu da Língua Portuguesa, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, foi criado pela Fundação Roberto Marinho no prédio da Estação de Luz, no Centro de São Paulo. Com aproximadamente 4 mil metros quadrados abertos para a visitação, o Museu da Língua Portuguesa apresenta ao público a história, a importância e as variações da língua Portuguesa, considerando-a como grande elo da identidade cultural do povo brasileiro. Além disso, oferece cursos para professores, estudiosos e público em geral, tudo sob a gestão do Instituto Brasil Leitor.

Museu da Língua Portuguesa 

Praça da Luz, s/n – Estação da Luz

(11) 3326-0775

Obs: o Museu fecha nos dias 24, 25 e 31/12 e 01/01