Cultura: Museu da Língua Portuguesa assina parceria com instituição portuguesa

Secretaria da Cultura e o Museu Nacional da Imprensa da Cidade do Porto assinam acordo nesta quarta, dia 30

ter, 29/08/2006 - 16h53 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira, dia 30, às 15 horas, no Museu da Língua Portuguesa, bairro da Luz, o secretário de Estado da Cultura, João Batista de Andrade, e o diretor presidente do Museu Nacional da Imprensa da Cidade do Porto, em Portugal, Luis Humberto Marcos, assinam um termo de parceria com o objetivo de realizar futuras ações conjuntas entre os dois Museus.

Este será o primeiro acordo internacional firmado pela instituição paulistana. O Museu Nacional da Imprensa foi criado em 1997 e vem se destacando no cenário português como importante espaço cultural e de preservação da história da imprensa, além de manter uma série de publicações importantes.

Antonio Carlos de Moraes Sartini, diretor-executivo do Museu da Língua Portuguesa, afirma que a parceria deverá render frutos já no próximo ano. Está prevista a realização de projetos conjuntos como exposições, seminários, palestras, além da vinda de uma exposição sobre o grande escritor português José Saramago, montada pelo museu português. “Sabemos que os órgãos de imprensa são importantes divulgadores da nossa língua e de nossa história”, disse Sartini. Neste sentido, acrescenta, “um acordo assim certamente renderá importantes ações culturais, já que as nossas histórias, do Brasil e de Portugal, têm profundos elos, tanto na língua como nos acontecimentos marcantes”.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Cultura

 

(AM)