Cultura: Museu da Casa Brasileira promove a Semana Paulo Mendes da Rocha

Haverá tour arquitetônico pelas principais obras do profissional e lançamento de um guia de arquitetura com seus trabalhos

qui, 22/06/2006 - 16h00 | Do Portal do Governo

O público poderá conhecer, até sábado, os trabalhos do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. O Museu da Casa Brasileira está promovendo desde terça-feira a Semana Paulo Mendes da Rocha, que consiste em várias atividades: tour arquitetônico pelas principais obras do profissional, com monitoria de críticos de arquitetura; lançamento de um guia de arquitetura com os trabalhos paulistanos de Paulo Mendes e uma festa, hoje, a partir das 20 horas. Os eventos foram programados para homenagear o arquiteto, homenageado com a medalha de ouro do Prêmio Pritzker de Arquitetura, principal distinção mundial nessa área. O reconhecimento ocorreu no final de maio, no palácio Dolmabahçe, em Istambul, Turquia.

Foram programados três roteiros distintos de visitas às obras. O do eixo Jardins apresenta soluções arquitetônicas e estruturais da Loja Forma e do Museu Brasileiro da Escultura, além de visita à parte externa da Casa Gerassi, considerada uma das mais brilhantes soluções residenciais com pré-fabricados de concreto. No roteiro 2, eixo Centro, estão grandes projetos de restauro e revitalização: a Praça do Patriarca, a Pinacoteca do Estado e o Museu da Língua Portuguesa, este em parceria com seu filho, também arquiteto, Pedro Mendes da Rocha.

No roteiro especial, amanhã, às 10 horas, os visitantes receberão explicações sobre as características do projeto arquitetônico do Poupatempo Itaquera, na Estação Itaquera do Metrô, na zona leste da capital.

No âmbito internacional, o arquiteto premiado participou da final do concurso para o Projeto do Centro Pompidou, em Paris, em 1972, e desenhou o pavilhão brasileiro na Expo’70 de Osaka, Japão.

SERVIÇO

Semana Paulo Mendes da Rocha

  • Interessados em visitar as obras arquitetônicas devem consultar o site www.mcb.sp.gov.br sobre horários e roteiros
  • Recomenda-se inscrição prévia pelo telefone (11) 3337-5633
  • Haverá 22 vagas por roteiro

Museu da Casa Brasileira:

  • Av. Faria Lima, 2.705 – Jardim Paulistano – Tel. (11) 3032-3727
  • Preços: R$ 10 e R$ 5 (estudante)
  • Valor inclui transporte (exceto Poupatempo Itaquera), um guia com as obras de Paulo Mendes da Rocha em São Paulo e monitoria especializada

Da Agência Imprensa Oficial