Cultura: Museu da Casa Brasileira lança guia São Paulo a Cada Estação

Obra teve o patrocínio da Sabesp e apoio do Metrô para o lançamento

qua, 23/08/2006 - 18h13 | Do Portal do Governo

Os principais pontos turísticos e culturais próximos às 54 estações do Metrô estão reunidos no guia São Paulo a Cada Estação, lançado hoje no Museu da Casa Brasileira. A obra, produzida pela Empresa das Artes, teve o patrocínio da Sabesp e apoio do Metrô para o lançamento. A proposta do guia cultural é valorizar e preservar o patrimônio da cidade, além de incentivar a idéia de que o Metrô é a melhor opção para quem quer conhecer a cidade.

Com 408 páginas contendo textos informativos e mais de 800 imagens, a publicação está organizada por sessões. Datas históricas de São Paulo, influência dos imigrantes, personagens paulistanos, culinária, arquitetura, literatura, pontos turísticos, igrejas/templos, parques, teatros/casas de espetáculos, cinemas, feiras, esportes, ruas de compras, restaurantes, hotéis, bares/restaurantes, hospedagens, calendário de eventos e endereços bairro-a-bairro são alguns dos tópicos encontrados.

Cada atrativo do guia contém uma ficha técnica, que descreve as curiosidades do lugar, as estações de Metrô e trem mais próximas, linhas de ônibus, endereço, horário de funcionamento e preços dos ingressos. Além disso, cada ponto turístico apresenta um Mapa dos Arredores. O trabalho – que tem o formato de 10,5 cm por 21cm – contou com o apoio da Alstom do Brasil, Carbocloro, Passareli e Tarjab. A obra estará à venda nas principais livrarias, bancas de jornal da cidade e balcão do Turismetrô, na estação Sé. Todo o dinheiro arrecadado com a venda, no dia do lançamento, será revertido à Associação dos Amigos da Estação Especial da Lapa, entidade direcionada aos portadores de deficiência. Interessados também podem adquirir a publicação pelo site www.livrariamelhoramentos.com.br.

O guia dedica uma sessão ao Projeto Arte no Metrô, que atualmente abriga 84 obras, distribuídas em 30 estações. Maria Bonomi, Alex Flemming, Tomie Otake, Mauro Gruber, Gontran Guanaes e Aldemir Martins são alguns dos 58 renomados artistas que participam desse projeto. Ao consultar o guia, o leitor poderá ter a dica de qual o melhor roteiro para aproveitar as obras de arte no subterrâneo de São Paulo. Com apenas uma tarifa (R$ 2,10), é possível observar 14 esculturas, 10 murais, 20 painéis, 14 pinturas sobre tela e oito instalações.

SERVIÇO

Guia cultural São Paulo a Cada Estação

Lançamento: Hoje, às 19 horas – Entrada franca

Museu da Casa Brasileira: Av. Faria Lima, 2.705 – capital

Mais informações, pelo telefone

Da Agência Imprensa Oficial