Cultura: Mostras fotográficas em cartaz a partir do próximo sábado na Pinacoteca

Cultura popular e cenários introspectivos compõem as exposições dos artistas paulistas Andréa D’Amato e Eduardo Villares

qua, 31/01/2007 - 16h09 | Do Portal do Governo

As exposições com imagens captadas pelas lentes dos fotógrafos Andréa D’Amato e Eduardo Villares começam neste sábado (3), às 11 horas, e ficam em cartaz até 29 de abril na Pinacoteca do Estado. A mostra intitulada Será o Benedito? reúne 25 imagens em cores produzidas pela fotojornalista Andréa D’Amato. São retratos de mestres da cultura popular e cenas de festas tradicionais de todo o País. O objetivo da artista é apresentar as individualidades que constituem o coletivo de tais festejos. Há mais de oito anos, Andréa documenta festejos de santos por todo o Brasil.

Suas lentes já captaram a magia do maracatu, a tradição do boi, a devoção ao divino, contemplando rituais que ligam o humano ao sagrado num rico painel visual. Para Andréa, mostrar os rostos escondidos ou descobertos nas festas populares é revelar outra face da nossa realidade cultural e da força criadora existente no Brasil. “A cultura popular brasileira é criativa e dinâmica, não está presa a uma tradição distante e imutável, não precisa ser resgatada. Precisa de respeito, de apenas ser revelada, reconhecida e valorizada”, avalia.

Diálogo no Inconsciente

As 38 imagens em cores do fotógrafo paulistano Eduardo Villares que compõem essa mostra são um mergulho interior, segundo definição do próprio artista. Seu olhar já se deteve em aspectos do meio urbano, registrando a ação do tempo a partir de cartazes que se deterioravam. Nessa exposição, Villares faz uma introspecção fotografando cenários ligados à sua vida pessoal.

SERVIÇO

Pinacoteca do Estado

Praça da Luz, 2

Tel.: (11) 3229-9844

Aberta de terça a domingo, das 10 às 18 horas

Ingressos: R$ 4 e R$ 2 (meia-entrada). Grátis aos sábados.

Da Secretaria da Cultura

 

(AM)