Cultura: Mostra traz detalhes da vida do grande educador Paulo Freire

Exposição fica em cartaz até 28 de abril no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, em Tatuí

ter, 18/04/2006 - 12h27 | Do Portal do Governo

A  exposição Paulo Freire – Educar para Transformar promete agitar a partir de segunda-feira, 17 de abril, a cidade de Tatuí, no interior do Estado.  Ao todo são 18 banners, com fotos e textos que contam a história de um dos maiores educadores e pensadores brasileiro do século XX.

A mostra fica em cartaz até 28 de abril, no saguão Mário Covas, à entrada do Teatro Procópio Ferreira, no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos. A visitação é gratuita, das 8h às 22h, inclusive aos fins de semana e feriados.

Paulo Freire – Educar para Transformar faz parte do projeto Memória, da Fundação Banco do Brasil. Esta é a nona edição do projeto que, nos anos anteriores, em parceria com a Odebrecht, homenageou Castro Alves, Monteiro Lobato, Rui Barbosa, Pedro Álvares Cabral, Juscelino Kubitschek de Oliveira, Oswaldo Cruz e Josué de Castro. Saiba mais sobre a vida de Paulo Freire.

Paulo Freire foi um dos maiores educadores e pensadores do século XX, autor de pedagogias transformadoras e de um método inovador de alfabetização de adultos.

Nascido em 1921, no nordeste brasileiro, uma das regiões mais pobres do Brasil, alcançou o reconhecimento internacional  como educador, pedagogo e mestre. Publicou mais de 50 livros, alguns traduzidos em mais de 20 idiomas, como o conhecido e consagrado Pedagogia do Oprimido.

Concebeu suas pedagogias a partir de suas vivências no nordeste brasileiro empobrecido e necessitado. Coordenou projetos de educação para trabalhadores por mais de dez anos no Senai do Recife, em Pernambuco. Atuou em movimentos populares, desenvolveu uma experiência inovadora em Angicos, Rio Grande do Norte, com a alfabetização de adultos. Coordenou o programa Nacional de Alfabetização no governo do presidente João Goulart.

Foi preso pela ditadura militar por 72 dias. Ao ser libertado, refugiou-se na embaixada da Bolívia e exilou-se naquele país, em setembro de 1964. Permaneceu quase 16 anos no exílio. Morou na Bolívia, Chile, Estados Unidos e Suécia. Levou suas pedagogias à  África, Ásia, Oceania, desenvolvendo ações de alfabetização, a partir do seu método.

Exposição: Paulo Freire – Educar para Transformar

Abre 17/04, segunda-feira

Até 28/04

Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos

R. São Bento, 415. Centro. Tatuí. Tel.: (15) 3251-4573

www.conservatoriodetatui.sp.gov.br

Assessoria de imprensa da Secretaria da Cultura