Cultura: Mostra e novas aquisições da Pinacoteca marcam os 452 anos da Capital Paulista

Será a partir do dia 25

qua, 18/01/2006 - 8h24 | Do Portal do Governo

A abertura da mostra Do Objeto ao Acontecimento, da mineira Lygia Clark, a inauguração da nova edição do projeto São Paulo: Arte e Memória, com obra de Victor Brecheret, e novas aquisições pelo Programa Caixa de Adoção de Entidades Culturais, marcam na Pinacoteca do Estado os 452 anos da Capital Paulista. 

Do Objeto ao Acontecimento propõe uma leitura renovada da obra de Lygia Clark (1920-1988), uma das mais importantes artistas brasileiras do século XX. O público terá a oportunidade de conhecer 138 objetos, uma instalação e farta documentação audiovisual e fotográfica das ações da artista. Alguns dos originais são expostos pela primeira vez, como os Objetos Relacionais que participavam da Estruturação do Self, última proposição de Lygia Clark (1976-88), na qual a artista explora a potência terapêutica de suas invenções.

A mostra foi organizada pelo Musée de Beaux-arts de Nantes e pela Pinacoteca com a colaboração da Associação Cultural O Mundo de Lygia Clark, do Rio de Janeiro. Curadoria da psicanalista, professora e ensaísta Suely Rolnik e de Corinne Diserens, diretora do Musée des Beaux-arts de Nantes.

Já o projeto São Paulo: Arte e Memória, apresenta o Auto-retrato, busto em bronze de Victor Brecheret, de 1940, recentemente doado ao museu pela filha do artista, Sandra Brecheret Pelegrinni. A exposição, com curadoria de Regina Teixeira de Barros, marca o cinqüentenário de morte do artista, ocorrido em 18 de dezembro de 2005.

Também a partir do dia 25,  registra-se na Pinacoteca mais uma vitória da cultura brasileira, a exposição das obras adquiridas pelo Programa Caixa de Adoção de Entidades Culturais. Entre elas estão a tela Batuque (1935, óleo s/ tela, 80 x 120,7 cm), de Carlos Prado; seis gravuras de Alberto da Veiga Guignard (Cristo com coroa de espinhos ladeado por um homem e mulher, Cristo consolado por três mulheres, Cristo rodeado por cinco mulheres, Cristo sendo levado por soldados e O beijo de Judas), e mais três desenhos do artista (São Sebastião cravado de flechas, São Sebastião, Favela carioca e Paisagem com cascas de árvores).

Do Objeto ao Acontecimento

Abertura: 25/01. Das 11 às 14h

Até 26/02

São Paulo: Arte e Memória – busto em bronze de Victor Brecheret

Abertura: 25/01. Das 11 às 14h

Até 25/06

Programa Caixa de Adoção de Entidades Culturais

Obras de Alberto da Veiga Guignard & Carlos Prado

Abertura: 25/01. Das 11 às 14h

Até 26/02

Pinacoteca do Estado

Praça da Luz, n.º 2 . Metrô Luz. Tel. (11) 3229-9844.

De terça a domingo, das 10 às 18h

Ingresso: R$ 4 e ½ entrada. Grátis aos sábados

Acesso a portadores de deficiência física

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Cultura

C.C.