Cultura: Mostra de cinema é destaque no MIS na Virada Cultural

Serão exibidos alguns dos principais filmes do Prêmio Estímulo à Produção de Curtas-Metragens

ter, 16/05/2006 - 21h37 | Do Portal do Governo

Integrando a programação da Virada Cultural, o Museu da Imagem e do Som (MIS) promove nos dias 20 e 21 de maio uma mostra de cinema que exibirá alguns dos principais filmes do Prêmio Estímulo à Produção de Curtas-Metragens. As obras, produzidas entre 1984 e 2003, constituem um dos mais importantes acervos do museu.

A Mostra Prêmio Estímulo será exibida no auditório e terá sessões às 18h, 20h, 24h e 2h. Comédia, drama, documentário e animação figuram entre a seleção de 21 obras, que incluem curtas como ” Amor Materno”, de Fernando Bonassi, “Cartão Vermelho”, de Laís Bodanzky; “Dov’e Meneghetti?”, de Beto Brant; “The Masp Movie – O Filme do Masp”, de Hamilton Zini Jr (leia abaixo a programação completa).

Criado pela Secretaria de Estado da Cultura em 1968, o Prêmio Estímulo é o mais tradicional programa de apoio à produção de curtas-metragens. A iniciativa patrocionou filmes que revelaram grandes cineastas da atualidade como Carlos Reichenbach, Ana Carolina, Ugo Giorgetti, Tata Amaral, Beto Brant, Cao Hamburger, Fernando Bonassi, entre outros.

Além do destaque para os curta-metragens, a programação da Virada Cultural no MIS contará ainda com outras atrações. No dia 20 de maio, às 20h, Adonay Ariza faz uma Balada Session – discotecagem com fusões musicais como samba-house, bossa nova trip hop, ciranda drum’n’bass, entre outras misturas freqüentes na cena eletrônica internacional da atualidade.

O MIS oferece ainda, neste fim de semana, duas opções na área de exposições. Reunindo imagens de fotojornalistas da Magnum, a mais prestigiada agência de fotografias do mundo, a exposição multimídia Off Broadway, em cartaz no museu, conta com projeções, vídeo e fotografias impressas, assinadas por nomes do fotojornalismo contemporâneo como Thomas Dworzak , Alex Majoli, Paolo Pellegrin, Ilkka Uimonem, Chris Anderson e Antoine D’Agata.

Na sala Valério Vieira, o público poderá conferir uma das peças de maior valor do acervo do MIS:  uma tela fotográfica, com 14 metros de comprimento por um de altura e vista de 180º, que revela uma panorâmica da cidade de São Paulo. A obra, realizada por Valério Vieira entre 1919 e 1921, foi finalizada em 1922. A tela representa um documento histórico e uma obra audaciosa da fotografia brasileira. Sua atual montagem foi especialmente projetada para esse espaço do museu que, a partir de agora, torna-se permanente.

Visando atender ao público infanto-juvenil, no sábado, a Sessão Pirueta exibe às 15h o filme O Galinho Chicken Little. Às 18h, o MIS apresenta o documentário “Kollreuter e a música transparente”, produzido pela Documenta Vídeo Brasil e dirigido por Cacá Vicalvi. A atração será exibida no mesmo horário nos dias 20 e 21.

Palestra e mesa-redonda completam a programação do domingo no museu. Às 16h, o público poderá conhecer uma abordagem histórica dos processos de gravação e reprodução de áudio na palestra “Do Fonógrafo ao Computador”, que contará com recursos multimídia e objetos tridimensionais. Na seqüência, às 19h, o museu torna-se palco de discussão sobre o pensamento, obra e vida do professor, compositor e maestro Hans-Joachim Koellreutter, principal divulgador e incentivador da música contemporânea no Brasil, cujo currículo inclui alunos como Tom Jobim, Julio Medaglia, Tom Zé, entre outros. A mesa-redonda será precedida da exibição do documentário Koellreutter e a Música Transparente, às 18h.

Durante a edição de 2006 da Virada Cultural, outras atividades serão realizadas pela Secretaria de Cultura em diferentes pontos da capital paulista. Além das atrações no MIS, eventos ocorrerão no Museu da Casa Brasileira (MCB), Pinacoteca do Estado, Estação Pinacoteca, Museu de Arte Sacra (MAS), Museu da Língua Portuguesa,  Memorial do Imigrante,  Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesiae Literatura, estande da Secretaria no pátio em frente ao Museu da Língua Portuguesa e Rua do Choro.

 Programação da Mostra Prêmio Estímulo

• 18h

A Origem dos Bebês Segundo Kiki Cavalcanti – Anna Muylaert (1995, 13′, ficção, cor, 35mm)

Comédia de costumes sobre a vida amorosa de um casal não muito amoroso, pela ótica infantil de sua filha de seis anos, Kiki Cavalcanti.

Amor Materno – Fernando Bonassi (1994, 10′, ficção, cor, 35mm)

Um momento muito delicado na vida de duas mulheres – uma mãe e uma filha – diante da possibilidade da última fazer aborto.

Cartão Vermelho – Laís Bodanzky (1994, 14′, ficção, cor, 35mm)

A adolescente Fernanda joga futebol com os meninos, quando é surpreendida pelos desejos de mulher.

Amor! – José Roberto Torero (1994, 14′, ficção, cor, 35mm)

Amor: 1. Sentimento que predispõe alguém a desejar o bem de outrem.

2. Atração física natural entre animais.

Onde São Paulo Acaba – Andréa Seligmann (1995, 12′, ficção, cor, 35mm)

Rap, droga e violência. Um dia na periferia de São Paulo.

Amor Prazer – Roberto Moreira (1990, 9′, ficção, cor, 35mm)

Relato das lembranças de um amor passado (mas também poderia ser a história de um amor que nunca existiu). Misturando momentos de alegria e tensão, de afeto e intransigência e repulso, aos poucos penetramos na história e na personalidade do casal.

• 20h

Chá Verde e Arroz – Olga Futemma (1989, 12′, ficção, cor, 35mm)

Filme ficcional sobre os “ambulantes de filmes” nas colônias japonesas da década de 1950.

Frankstein Punk – Eliana Fonseca & Cao Hamburger (1986, 12′, animação, cor, 35mm)

Animação com bonecos de massa de modelar. A história de Frank, uma criatura diferente, resultado das experiências do Dr. Sinistrus. Nascido ao som de ‘Singin’in the rain’, seu destino é caminhar em busca da felicidade, sem entender que isso o levaria a assustar as pessoas.

Dov’e Meneghetti? – Beto Brant (1989, 11′, ficção, cor, 35mm)

Comédia inspirada nos quadrinhos de Luiz Gê. Uma fuga rocambolesca do célebre ladrão anarquista que apavorou os paulistanos na década de 1920.

Poema: Cidade – Tata Amaral e Francisco Cesar Filho (1986, 10′, documentário, cor, 35mm)

Ensaio sobre a poesia concreta e a paisagem urbana através do trabalho de Augusto de Campos.

The Masp Movie – O Filme do Masp – Hamilton Zini Jr. (1986, 9′, animação, cor, 35mm)

O prédio do Masp, enfurecido com a visita de um grupo de turistas, sai de sua base na avenida Paulista para um aterrorizante passeio pelas ruas da cidade.

A Mulher do Atirador de Facas – Nilson Villas Boas (1988, 10′, ficção, cor, 35mm)

A grande atração do circo é o atirador de facas e sua mulher, um casal também na vida real que se arrisca em um espetáculo de muita perícia e frieza. Eles se entendem perfeitamente, até que ela descobre que está grávida, contrariando o trato de sangue entre os dois.

  Almas em Chamas – Arnaldo Galvão (2000, 11′, ani, cor, 35mm)

Um bombeiro vive uma paixão incendiária com uma mulher misteriosa.

• 24h

Distraída para a Morte – Jéferson De (2001, 14′, ficção, cor, 35mm)

Três adolescentes negros caminham pela metrópole. Sem destino, “distraídos”, perambulam por vilas, ruas e grandes avenidas. Os dois meninos riem de suas próprias piadas racistas e a menina observa calada.

Sete, Sete e Pouco – Paulo Weidebach (1998, 12′, ficção, cor, 35mm)

A ansiedade, o medo e a vergonha, horas antes de um encontro romântico, são apenas detalhes perto da barreira que o ser humano tem que enfrentar ao encontrar outro ser do sexo oposto.

Adeus – Céu D’Ellia (1988, 9′, animação, cor, 35mm)

O brilho de seus olhos engole-se nas trevas. As cinzas do seu corpo dissolvem-se no vento. Sua alma mergulha. Para sempre, Adeus. Animação experimental sobre criação, morte e destruição.

Amor Só de Mãe – Dennison Ramalho (2002, 21′, ficção, cor, 35mm)

Numa aldeia de pescadores, acontecimentos macabros se desenrolam numa noite de satanismo, morte, orações à Nossa Senhora da Cabeça.

Demônios – Christian Saghaard (2003, 24′, exp, cor, 35mm)

Luz, som e sangue. Um pesadelo alucinante onde dois personagens marginais descobrem-se sozinhos na grande metrópole abandonada.

• 2h

Na Lona – Wagner Morales (2002, 26′, doc, cor, 35mm)

Documentário sobre o mundo do boxe amador. Acompanhando dois rapazes estreantes até o dia do confronto, mostra dois pólos de tensão, dois mundos paralelos muito semelhantes, onde medo, fragilidade e dor estão sempre presentes, com depoimentos de lutadores veteranos, anônimos ou campeões mundiais.

Caligrama – Eliana Caffé (1995, 30′, doc, p&b, 35mm)

“Caligrama” é uma construção poética feita a partir dos elementos que formam o amplo repertório de gestos, sons, palavras e outras expressões dos homens das ruas de São Paulo.

Punks – Sarah Yakni & Alberto Gieco (1984, 40′, documentário, cor, 16mm)

Filme sobre o movimento punk em São Paulo que retrata a trajetória da vida destes jovens, seus ideais, suas dificuldades, seu modo de vida e de pensar. O mundo que se revela, principalmente através da música.