Cultura: MIS inaugura Espaço Adoniran Barbosa

Um dos mais importantes sambistas brasileiros ganha sala permanente

qua, 31/05/2006 - 9h55 | Do Portal do Governo

O Museu da Imagem e do Som (MIS) inaugurou nesta terça-feira, dia 30, um espaço reservado a Adoniran Barbosa (1910-1982). A sala permanente contará com fotografias, arquivos sonoros e visuais, além de objetos pessoais do artista e compositor.

Patrocinada pela Antarctica Original, a exposição traz cerca de 40 fotografais que constroem um panorama de momentos importantes da carreira de Adoniran em suas diferentes áreas de atuação: como compositor, ou como ator de rádio, cinema e televisão. O artista é também retratado em momentos descontraídos de seu cotidiano: no Bixiga, seu amado bairro paulistano; ao lado da esposa Matilde De Lutiis, fiel companheira; ou jogando futebol entre amigos da Rádio Record, onde atuou como ator e criou diversos personagens.

O arquivo sonoro disponibilizará gravações das principais composições de Adoniran – cantadas pelo próprio artista – como Saudosa Maloca, Trem das Onze, Iracema, O Samba do Ernesto, entre outras músicas, nas quais ele extrai a partir de pequenas crônicas da vida paulistana, sua genialidade poética e musical.

O público poderá conferir, ainda, documentários gravados com Adoniran pela TV Cultura, trechos de filmes com participação do artista, premiações, reproduções de partituras e scripts dos programas de rádio.

Museu da Imagem e do Som

Avenida Europa, 158

De terça à domingo, das 12h às 20h

Tel: 3062-9197/3088-0896

Entrada Franca

  Da Secretaria da Cultura

J.C.