Cultura: MIS faz homenagem nos 100 anos do poeta Mário Quintana

Museu exibe diariamente, até o dia 13, às 20 horas, documentação audiovisual sobre a vida e a obra do artista

qua, 26/07/2006 - 14h52 | Do Portal do Governo

Em homenagem ao centenário do poeta gaúcho Mário Quintana (1906-1994), o Museu da Imagem e do Som (MIS) exibe diariamente, até o dia 13, às 20 horas, documentação audiovisual sobre a vida e a obra do artista. A promoção do evento é resultado de parceria entre o MIS e a Casa de Cultura Mario Quintana, de Porto Alegre. Entrevistas, programas de televisão e declamação de poesias fazem parte do material que o MIS apresenta. A documentação é composta por vários trechos nos quais o próprio Quintana faz reflexões sobre o mundo, sua trajetória e sua poesia. Há depoimentos e entrevistas com pessoas que conviveram com o poeta. Depois do período de exibição diária, o material continuará disponível para pesquisa no acervo audiovisual do MIS.

Hotel Majestic 

Mário Quintana nasceu em Alegrete, Rio Grande do Sul, em 30 de julho de 1906. Trabalhou vários anos em jornais, como o Correio do Povo. Em 1940, publicou seu primeiro livro de poesias: A Rua dos Cataventos. Mestre da síntese, da perfeição técnica e das tiradas irônicas, teve intensa atividade literária, que originou em publicações como Baú de Espantos, Poesias, Sapato Florido, Espelho Mágico, O Aprendiz de Feiticeiro, Canções, Pé de Pilão, Da Preguiça Como Método de Trabalho e Velório sem Defunto. Foi também tradutor de autores como Marcel Proust, Virginia Woolf, Balzac e Voltaire. Viveu grande parte da vida em hotéis, na sua amada Porto Alegre. Na década de 80, viu o prédio do Hotel Majestic, onde morou por 12 anos, ser tombado como patrimônio histórico do Estado e virar a casa de cultura que hoje leva o seu nome.

Premiações 

Considerado poeta das coisas simples, Quintana recebeu inúmeros títulos e premiações durante sua trajetória, entre os quais destaca-se o prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras, pelo conjunto de sua obra literária. Não conseguiu ocupar uma cadeira na academia, apesar de ter se candidatado três vezes, fato que o levou a compor o bem-humorado Poeminha do Contra: “Todos esses que aí estão atravancando o meu caminho, eles passarão … eu passarinho!”

SERVIÇO

Homenagem a Mário Quintana

Até o dia 13 de agosto, às 20 horas

De terça-feira a domingo, das 12 às 20 horas

Entrada: R$ 3 (inteira) e R$ 1,50 (meia)

MIS: Avenida Europa, 158 – Tels. (11) 3062-9197 e 3088-0896

Da Agência Imprensa Oficial