Cultura: MIS expõe ilustrações alemãs de livros infantis e exibe filmes mirins

Além de mostrar trabalhos ecléticos de 13 artistas, a sessão de cinema traz filmes como A Pequena Flauta Mágica e Fantasminha

sex, 09/02/2007 - 12h37 | Do Portal do Governo

O Museu da Imagem e do Som (MIS) mostra, deste sábado (10/2) até o dia 1º de abril, a exposição Ilustração Contemporânea de Livros Infantis na Alemanha, de 13 artistas internacionais, entre os quais Klaus Ensikat, Wolf Erbruch e Janosch, e também de jovens artistas com as mais novas tendências na ilustração infantil alemã. O evento será acompanhado por duas programações especiais de cinema de filmes alemães infanto-juvenis, a maioria inédita no Brasil.

Os filmes serão exibidos em DVD e com legenda, aos sábados, às 15 horas, durante o mês de março. Ao todo, serão cinco sessões. As duas programações são recomendadas para crianças a partir de 7 anos. A exposição é fruto de uma parceria entre o Goethe-Institut e o Museu de Livros Ilustrados de Troisdorf. Os ilustradores oferecem um leque de estilos, técnicas e temas.

Da aquarela, passando pela colagem e pelos experimentos digitais, as imagens dão vida ao mundo da imaginação e da fábula. Há desde os desenhos em cores vivas e expressivas e temas surreais até as ilustrações tranqüilas e sutis. Participam da mostra Jutta Bauer, Rotraut Susanne Berner, Nadia Budde, Klaus Ensikat, Wolf Erbruch, Jacky Gleich, Nikolaus Heidelbach, Sybille Hein, Janosch, Karoline Kehr, Axel Scheffler, Philip Waechter e Katja Wehner.

Fábulas alemãs

A programação especial de cinema da Sessão Pirueta Especial – Fábulas Alemãs, inserida no projeto permanente Sessão Pirueta que se dedica à exibição de filmes com temática infanto-juvenil, levará ao público títulos alemães inéditos no Brasil, inspirados em fábulas.

Entre os filmes da seleção, estão os longas A Pequena Flauta Mágica (Die kleine Zauberflöte, 1997), extraído da famosa fábula transformada em ópera por Mozart, e o Fantasminha (Das kleine Gespenst, 1992), do mestre da animação alemã Curt Linda, adaptado do livro de Otfried Preußler.

Será exibido ainda o clássico A História do Pequeno Mook (Die Geschichte vom kleinen Muck, 1953), adaptação de um conto de fadas de Wilhelm Hauff realizada por Wolfgang Staudte; O Coração Gelado (Das kalte Herz, 1950), de Paul Verhoeven; e Os Seis Invencíveis (Sechse kommen durch die Welt, 1971), de Rainer Simon, adaptado de um conto dos Irmãos Grimm.

Mundo de Erich Kästner

Estará em cartaz também a mostra cinematográfica O Incrível Mundo de Erich Kästner, de 10 a 18 de março, sempre às 17 horas e 19 horas. A programação reunirá longas-metragens alemães adaptados de obras de Erich Kästner, um dos mais importantes escritores infanto-juvenis daquele país. Serão exibidos, pela primeira vez no Brasil, A Conferência dos Animais (Die Konferenz der Tiere, 1969), primeiro longa de animação em cores produzido na Alemanha, dirigido pelo mestre Curt Linda; As Duas Charlottes (Das doppelte Lottchen, 1950), de Josef von Baky.

A mostra será completada com Emil e os Detetives (Emil und die Detektive, 2000), de Franziska Buch, adaptado do mais popular livro de Kästner, levado às telas diversas vezes, inclusive pelos estúdios Walt Disney, Pünktchen e Anton (Pünktchen und Anton, 1998), dirigido por Caroline Link, e A Sala de Aula Voadora (Das fliegende Klassenzimmer, 2002), de Tomy Wigand.

SERVIÇO

O MIS fica na Avenida Europa, 158.

Funciona de terça a domingo, das 10 às 18 horas.

Telelefone (11) 3062-9197 ou 3088-0896.

Da Agência Imprensa Oficial

 

(AM)