Cultura: Metrô promove exposições no mês de agosto

nd

ter, 31/07/2001 - 20h01 | Do Portal do Governo

O Metrô programou para seus usuários e demais interessados um variado roteiro de exposições que estarão, no mês de agosto, em sete de suas 46 estações. As mostras integram o projeto ‘Ação Cultural’ da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô), empresa vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Governo do Estado de São Paulo. Todas as exposições acontecem de 1º à 31 de agosto.

‘O Metrô e o Meio Ambiente’ – (Estação Santa Cecília) – O Metrô gera importante impacto ambiental que se irradia para toda a sociedade. Os benefícios que acarretam vão muito além do que se imagina e não são abstratos, podem ser mensurados e contabilizados. Essa exposição explica tal processo de maneira muito clara.

‘Mapas Sentimentais’ – (Estação Ana Rosa) – Trata-se da exposição dos trabalhos de Maurício Fridman apresentados como tese de doutorado na Faculdade de Arquitetura da Universidade de São Paulo (USP), que registram percepções urbanas de áreas vizinhas à Estação Ana Rosa.

‘125 Anos do Telefone’ (Estação Brás) – O telefone, um dos maiores responsáveis pelas grandes transformações que o mundo experimentou no século XX, é apresentado nessa mostra fotográfica, desde o modelo inventado por Graham Bell até o desenvolvimento dos atuais sistemas de telecomunicações.

‘Menotti Del Picchia’ (Estação Trianon-Masp) – A mostra reúne pinturas, esculturas, além de um poema escrito, de próprio punho, pelo poeta Menotti Del Picchia, importante escritor e artista, que participou ativamente do ambiente cultural de São Paulo nos anos dourados.

‘Fotografia e Cidadania’ (Estação Vila Madalena) – Exposição fotográfica que mostra o cotidiano da Febem, sob o ponto de vista de 60 jovens internos (Tatuapé, Franco da Rocha, Parelheiros e Itaquaquecetuba) integrantes do Projeto Senac-SP de Fotografia e Cidadania.

‘O Planeta somos Nós-A Humanidade’ – (Estação São Bento) – Nessa terceira exposição da série ‘O Planeta somos Nós’, a artista plástica Cristina Marcia Gonçalves utiliza sua pintura para retratar ‘A Humanidade’, ao mesmo tempo que nos faz refletir sobre a paz mundial.

‘O Rosto e o Resto’ – (Estação Sé) – Trata-se de ensaio fotográfico que mostra aos cidadãos quem são os responsáveis pela limpeza urbana retirando-os do anonimato, dando-lhes um rosto.

‘Patativa do Assaré’ – (Estação Sé) – O fotógrafo Gal Oppido apresenta um ensaio com fotos para o livro ‘O Poeta do Povo, Vida e Obra de Patativa do Assaré’, obra do jornalista e pesquisador da cultura popular Assis Ângelo.

Além das exposições periódicas, o Metrô conta com um rico acervo de 92 obras de arte de 56 renomados autores da arte contemporânea brasileira instaladas em 26 estações.