Cultura: Memorial entra em ritmo de Carnaval com shows em fevereiro

Criado em 1999, o projeto cultural Samba Autêntico foi criado para pesquisar, cultura e difundir a história do samba

ter, 31/01/2006 - 9h38 | Do Portal do Governo

O Carnaval é só no final de fevereiro, mas o Memorial da América Latina já entrou no ritmo. No dia 1º, três grupos de samba paulistas se apresentam no Auditório Simón Bolívar, com entrada franca. A Embaixada do Samba Paulistano, as Tias Baianas Paulistas e o Samba Autêntico se reúnem para transformar o palco do Memorial em um autêntico sambódromo e contar um pouco da trajetória do samba paulistano.

Criado em 1999, o projeto cultural Samba Autêntico foi criado para pesquisar, cultura e difundir a história do samba, em particular, do samba paulista. Da velha guarda do samba, o grupo Tias Baianas Paulistas reúne simpáticas senhoras – baianas de diversas escolas de samba -,que, além de muito samba no pé, têm história para contar. Já a Embaixada do Samba Paulistano congrega e apóia sambistas veteranos e atua na Uesp – União das Escolas de Samba Paulistana.

A vocação carnavalesca do Memorial, aliás, vem antes de o conjunto arquitetônico de Niemeyer ser instalado neste pedaço da Barra Funda. “Por volta dos anos 30, no Largo da Banana (atual Memorial da América Latina), local onde se fazia a carga e descarga dos vagões da Estrada de Ferro Sorocabana (atual Fepasa), onde a maioria dos sambistas trabalhava como ensacador nos armazéns, os negros foram organizando as rodas de samba; desta primeira manifestação surgiram os embriões das escolas de samba atuais”, conta Nelson Crecibeni em seu livro “Convocação Geral”, sobre a história do Carnaval paulistano.

A programação carnavalesca não pára por aí. No dia 6, o memorial recebe o pocket-show Os Bambas do Samba no Auditório, com um repertório que vai de Adoniran Barbosa a Camisa Verde e Branco, passando por Noel Rosa, Geraldo Filme, Zé Kéti e Nelson Rufino, entre outros. No dia 10, é a vez do ensaio geral da escola de samba Camisa Verde a Branca, na Praça Cívica. No fim de semana seguinte, nos dias 18 e 19, dezesseis blocos desfilam no Pholia, que vai para a sua 16ª edição e acontece pela primeira vez no Memorial.

Embaixada do Samba Paulistano, Tias Baianas Paulistas e Samba Autêntico Quarta-feira, 1º de fevereiro

Horário: 20h00

Entrada franca

Memorial da América Latina

Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda (ao lado do metrô)

Portões 12, 13, 14 e 15

Assessoria de imprensa do Memorial da América Latina