Cultura: Memorial do Imigrante traz exposição “Imigração Italiana em São Paulo”

Mostra fica em cartaz até domingo, dia 29

sex, 27/01/2006 - 13h04 | Do Portal do Governo

O Memorial do Imigrante apresenta até domingo, dia 29, a mostra Imigração Italiana em São Paulo, de Plínio Carnier.  Para quem deseja conhecer um pouco mais da cultura italiana não deve perder a oportunidade de visitar também a exposição Imigrante e seus Ofícios, de Cecília Machado, no espaço, na Bresser, perto à Estação de Metrô.

Imigração Italiana em São Paulo traça um panorama de como foi a viagem da maior corrente imigratória para o Estado de São Paulo, através de imagens e objetos. É possível reviver momentos do embarque dos italianos em sua terra natal com destino ao Brasil até a chegada ao Porto de Santos, local em que várias famílias se estabilizaram.

A mostra reproduz ainda o cotidiano dos italianos no Estado, em especial os trabalhos nas fazendas de café atrelado à luta, desilusões e conquistas.

Curiosamente, estatísticas apontam que São Paulo possui uma população de imigrantes italianos maior que a cidade de Roma, capital da Itália.Já a exposição Imigrante e seus Ofícios apresenta com detalhes os ofícios desenvolvidos por esses imigrantes que ajudaram a construir São Paulo. São  fotos de uma Padaria Toscana, no Bixiga; uma sapataria espanhola; uma chapelaria e uma barbearia  italianas; um armazém de secos e molhados de japoneses; uma serralheria; um ateliê de costura; e uma tinturaria. Além dos maquinários completos da gráfica do Jornal Fanfulla, italiano, que editou seus exemplares da década de 20 a 40 em italiano. O Jornal funcionava no bairro da Casa Verde, zona norte de São Paulo.

Imigração Italiana em São Paulo

Até 29/01

Imigrante e seus Ofícios

Longa duração

Memorial do Imigrante

De terça a domingo, das 10 às 18h. Ingresso: R$ 4 e ½ entrada

R. Visconde de Parnaíba, 1316. Metrô Bresser. Tel.: (11) 6692-1866/ 6695-1151

Acesso a portadores de deficiência

www.memorialdoimigrante.sp.gov.br

Assessoria de imprensa da Secretaria da Cultura

J.C.