Cultura: Memorial do Imigrante promove exposições sobre cultura italiana e japonesa

Mostras vão até o fim do mês

seg, 09/01/2006 - 12h18 | Do Portal do Governo

As exposições Imigração Italiana em São Paulo e Diálogo Entre Dois Mundos podemser conferidas neste mês de janeiro no Memorial do Imigrante, no bairro da Mooca, em São Paulo.

A Imigração Italiana em São Paulo, de Plínio Carnier,  mostra como foi a viagem da maior corrente imigratória do Estado pelas imagens e objetos. Nela é possível reviver momentos da despedida, o embarque dos italianos em sua terra natal com destino ao Brasil até a chegada ao Porto de Santos, local em que várias famílias se estabilizaram.

A mostra reproduz o cotidiano dos italianos no Estado, seu trabalho duro nas fazendas de café e lembra sua luta, desilusões e conquistas. As estatísticas apontam que São Paulo tem uma população de imigrantes italianos maior do que a cidade de Roma, capital da Itália.

As opções de cultura para as férias passam também pelo vasto acervo do museu, que revelam desde documentos, vestes, fotos, objetos utilizados pelos imigrantes italianos na chegada ao Brasil.

Já a mostra Diálogo Entre Dois Mundos comemora o 45.º aniversário da Associação Cultural e Recreativa Nara Kenjin Kai do Brasil. A exposição traz fotografias, documentos, objetos, cartazes, poemas, trajes típicos e artesanatos, produzidos pelos imigrantes provenientes da Província de Nara, uma das mais antigas do Japão.

A cidade de Nara, construída nos moldes da capital da China, foi a primeira sede fixa do império japonês e é considerada o berço da história e dos mitos japoneses. Nara é a terra de origem do Japão. Uma ótima opção para conhecer mais um pouco do país de primeiro mundo e participar dos workshops, música e danças folclóricas da região.

Serviço:

– Diálogo Entre Dois Mundos
– Até 25/01/06

– Imigração Italiana em São Paulo
– Até 29/01/06

Memorial do Imigrante

– De terça a domingo, das 10 às 18h. Ingresso: R$ 4 e ½ entrada
– R. Visconde de Parnaíba, 1316. Metrô Bresser. Tel.: (11) 6692-1866/ 6695-1151
– Acesso a portadores de deficiência
www.memorialdoimigrante.sp.gov.br