Cultura: Memorial do Imigrante inicia 2006 com mostras sobre italianos e japoneses

Exposições ficam em cartaz até o fim de janeiro

qua, 11/01/2006 - 9h53 | Do Portal do Governo

O Museu Memorial do Imigrante, localizado no bairro da Mooca (São Paulo), abre 2006 com duas mostras inusitadas: Imigração Italiana em São Paulo e Diálogo Entre Dois Mundos. As exposições ficam em cartaz até o fim de janeiro no espaço.

Imigração Italiana em São Paulo, de Plínio Carnier, traça um panorama de como foi a viagem da maior corrente imigratória para o Estado de São Paulo, através de imagens e objetos. É possível reviver momentos do embarque dos italianos em sua terra natal com destino ao Brasil até a chegada ao Porto de Santos, local em que várias famílias se estabilizaram.

A mostra reproduz ainda o cotidiano dos italianos no Estado, em especial o trabalho nas fazendas de café atrelado à luta, desilusões e conquistas. Curiosamente, estatísticas apontam que São Paulo possui uma população de imigrantes italianos maior que a cidade de Roma, capital da Itália.

Já a exposição Diálogo Entre Dois Mundos comemora o 45.º aniversário da Associação Cultural e Recreativa Nara Kenjin Kai do Brasil. A mostra traz fotografias, documentos, objetos, cartazes, poemas, trajes típicos e artesanatos produzidos pelos imigrantes provenientes da Província de Nara, uma das mais antigas do Japão.

A cidade de Nara, construída nos moldes da capital da China, foi a primeira sede fixa do império japonês e é considerada o berço da história e dos mitos japoneses. Nara é a terra de origem do Japão. Uma ótima opção para conhecer mais um pouco do país de primeiro mundo e participar dos workshops, música e danças folclóricas da região.

Diálogo Entre Dois Mundos Até 25/01

Ingresso: R$ 4 e ½ entrada

Imigração Italiana em São Paulo

Até 29/01

Ingresso: R$ 4 e ½ entrada

Memorial do Imigrante

De terça a domingo, das 10 às 18h

R. Visconde de Parnaíba, 1316. Metrô Bresser. Tel.: (11) 6692-1866/ 6695-1151

Acesso a portadores de deficiência

www.memorialdoimigrante.sp.gov.br